ANIMAIS
RACAO
A Secretaria Municipal de Saúde vem desenvolvendo várias ações através de suas coordenadorias para melhorar a saúde da população,  dentre elas cito as ações desenvolvidas pela Coordenação de Vigilância Sanitária, que nos dois últimos meses deu início a retira de cães da via pública.

Essa ação apesar de necessária vem causando algumas críticas por parte de pessoas que ou são totalmente desconhecedoras das razões que levam a Vigilância Sanitária a tomar tais medidas ou totalmente descomprometidas com as necessidades essenciais do povo de Angicos.

Cães solto nas ruas podem causar na população: doenças de pele, como a sarna que é transmitida por cachorros contaminados, enfermidades de origem alérgicas como a rinite alérgica e a bronquite, a raiva humana que é a mais conhecida e a que causa maior temor nas pessoas, porque não tem cura, além destas doenças ou zoonoses já citadas, existem outras em que se devem ter todos os cuidados e precauções, pois também podem ser transmitidas pelos cachorros aos humanos, que são a Brucelose, a Leptospirose, a Criptococose, a Larva Migrans entre outras menos citadas.

Apesar de todas essas doenças alegadas, Angicos vive invadido por cães com e sem dono solto nas ruas, chegando ao extremo de donas de casa se queixar de não criar cães e ter suas casas invadidas por carrapatos.

Com a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de aprisionar os cães surgem aqueles que são considerados homens bola murcha, que são pessoas que não tem propostas, nem projetos, nada fazem, nada querem, e especializam-se  apenas por desejarem atrapalhar os outros, seu intuito é não fazer nada, nem deixar que outros façam, por causa disso acabam por se tornar bolas murchas, vazias, o problema da bola murcha é que ela não quer ser cheia e nem quer permitir que outros sejam.
Com o intuito de paralisar o ótimo trabalho de retirada dos cães, vivem pregando mentiras com relação aos cães: falam que sofrem maus tratados, não são alimentados, vivem em ambientes imundos, falam até que estamos fazendo uma carnificina de cães, (que estamos pegando para mata-los).

Admitimos que não somos os donos da verdade, que estamos aprendendo a fazer Vigilância Sanitária, admitimos que cometemos erros, que precisamos melhorar, que precisamos ouvir as críticas “construtivas e verídicas”, mas nunca em tempo algum a Vigilância Sanitária de Angicos planejou de forma irresponsável, a retirada de cães da rua.

Com relação a essas inverdades, a vigilância sanitária não pode fazer nada, nem mesmo quer fazer, porque existem inúmeros problemas de fato e de verdade a serem resolvidos, se estamos aqui explicando as doenças dos cães, as causas porque cães precisam ser presos é por consideração ao cidadão angicano que trabalha, vive normalmente sua vida e ama sua cidade, não por causa de pessoas que se agarraram a ideologias partidárias como se fossem uma pilastra de salvação e nunca mais foram viver, morrem todo dia plantando a antipatia e aversão no coração do povo.

Para aqueles cidadãos que ingenuamente, possam pensar que esses fatos plantados na mídia com o intento claro de tumultuar essa ação é verdade, a Secretaria Municipal de Saúde convida-os a participar da captura, aprisionamento e transferência deles para Mossoró.

Sobre animais eu pessoalmente gostaria de dizer que os amo, em especial cães, inclusive sou criadoura deles.

Sobre os maus intencionados, pensem bem: Não seria de maior proveito para si e para os outros que construíssem para si próprio uma escada? Assim poderiam de degrau em degrau construir sua própria história, avaliarem seus próprios atos, viverem suas próprias expectativas e melhor: mostrarem suas próprias competências.

Irani Costa Linhares
Coordenadora de Vigilância Sanitária
Postagem Anterior Próxima Postagem