858ef84d65adbccf863988cfb88c0efe.jpg
Um novo ato está marcado para acontecer em Natal, na próxima quinta-feira (20). Rosalba diz que orientação à PM é no sentido de manter a paz e de proteção às manifestações democráticas.
Foto:Elisa Elsie/ Divulgação

Kívia Soares
Do NE10/Rio Grande do Norte
A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), declarou nesta terça-feira (18), que vê os movimentos sociais e atos de protesto que estão acontecendo por todo o Brasil, “como uma prova do fortalecimento da nossa jovem democracia”. Um novo protesto está marcado para acontecer na capital potiguar, na próxima quinta-feira (20), às 17h, na BR-101, em frente ao Shopping Via Direta, na Zona Sul.  
O movimento intitulado “Dia Nacional de Lutas pra realizar- Vem pra Rua”  está sendo organizado via Facebook e promete parar Natal e diversas cidades brasileiras simultaneamente, para protestar contra o reajuste das tarifas do transporte público e a favor da liberdade dos manifestantes brasileiros.
A gestora potiguar disse também, que a orientação passada por ela a Polícia Militar é “no sentido de manter a paz, de proteção às manifestações democráticas, garantindo a liberdade de manifestação do pensamento", afirmou.  E ressaltou que os atos marcados para acontecer em Natal não são diferentes dos que aconteceram nessa segunda-feira (17), em outras partes do País. “No RN não será diferente, até pelo histórico de ser um Estado que sempre lutou pelas liberdades”, disse.
PROTESTO - O ato em Natal está sendo articulado pelos militantes da #RevoltadoBusão e deve contar com a participação de entidades estudantis e grupos independentes. Cerca de 14.800 natalenses já confirmaram a presença na página oficial do evento no Facebook, até o fim da manhã desta terça-feira (18). 
A Comissão de Estrutura da #RevoltadoBusão enviou nota convocando entidades e movimentos sociais a participar de uma reunião plenária nesta terça-feira, às 17h, no Centro de Convivência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). "Em momento em que as cidades brasileiras se unem por esta luta, é imprescindível a presença de nossas forças em conjunto para as melhorias para a população”, disse o comunicado.
Ainda de acordo com o documento, “o objetivo da plenária é o acúmulo de forças entre entidades e manifestantes que possuam como pauta comum o direito à cidade, e possam mobilizar a população por mudanças reais para a população", ressalta.
Dentre as pautas do movimento na cidade estão "a revogação do aumento das tarifas no transporte público e a defesa da liberdade de manifestação política, que tem sido atacada pela repressão aos movimentos sociais", acrescenta a nota.
Ainda segundo a página na rede social, o “Dia Nacional de Lutas pra realizar- Vem pra Rua” está marcado para acontecer também no Recife e em Petrolina (PE); Fortaleza (CE), Aracaju (SE) e João Pessoa (PB) e até em outros países do mundo.
Postagem Anterior Próxima Postagem