O título acima foi o tema da primeira noite de novenário em honra ao padroeiro, São José, da Paróquia de Angicos.
Padre Vicente Fernandes refletiu e abordou o tema: Comunidade Comunidades, uma nova paróquia. Onde as paróquias e as comunidades eclesiais são expressão visível, abrangente e consolidada da presença da Igreja na sociedade. 
Presentes num território delimitado, as paróquias e suas comunidades são importantes e essenciais instrumentos para a missão evangelizadora da Igreja. A paróquia tem base sólida no código de direito canônico, que lhe dá consistência e respaldo, considerando, dentro da Igreja diocesana, o território onde ela está instalada e constituída, onde seus equipamentos (a igreja matriz, capelas e outros) são edificados e o lugar onde o povo de Deus se congrega.
De acordo com a homilia reflexiva de padre Vicente o documento de Aparecida, foi resultado da 5ª Conferência do episcopado latino-americano (realizada em 2007, com abertura feita pelo Papa Bento XVI), fala da necessidade de renovação, revitalização e mesmo transformação das estruturas da Igreja, a começar pela Paróquia. Fala do esforço a ser empreendido para superar uma pastoral de manutenção e da necessidade de uma conversão pastoral.
Padre Vicente ainda refletiu sobre muitas vezes ter sido mal interpretado por evangelizar em lugares onde menos se espera a presença de um sacerdote, porém, ele quando frequentou estes lugares em Angicos foi através de sua presença uma nova forma de se evangelizar, de buscar novos corações para santa mãe igreja.
Por fim, o pároco de Angicos, padre Severino Neto, agradeceu a presença de padre Vicente e lhe entregou uma lembrança da festa de São José 2014. No final, padre Vicente foi bastante concorrido pelo números de fies católicos que queriam lhe acolher com um abraço, um beijo amigo com o qual o carinho que o povo de Angicos guarda por ele com muito amor.
Postagem Anterior Próxima Postagem