Maior empresa de petróleo da China estuda se instalar no RN


A maior empresa privada de petróleo da China está pleiteando se instalar no Rio Grande do Norte. A governadora Fátima Bezerra recebeu nesta quarta-feira, 18, representantes da empresa chinesa Kerui Petroleum.

A visita foi um desdobramento da missão à China na qual a governadora, convidada e custeada pelo Banco da China, esteve no país asiático entre 26 de novembro a 2 de dezembro prospectando investimentos para o Estado.

“Eles são muito bem-vindos ao Rio Grande do Norte. Mais uma vez, expresso nossa gratidão pela acolhida na China”, disse a governadora ao cumprimentar e dar boas-vindas aos membros da Kerui Petroleum, Max Ma e Zhou Yi.

Durante a missão, Fátima Bezerra se reuniu com alguns empresários do setor de petróleo e gás, dentre eles, com o presidente da Kerui Petróleo, John Pan, que, na oportunidade, manifestou interesse em instalar uma Unidade de Processamento de Gás no Estado.


A empresa foi a primeira companhia privada chinesa a obter um contrato de infraestrutura com a Petrobras. Em 2018, foi assinado contrato para construção de uma UPGN no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em parceria com a empresa brasileira Método Potencial, que é o maior projeto de tratamento de gás natural do Brasil.