A cidade de Itaú, distante pouco mais de 300 km de Natal, iniciou (12) hoje o confinamento total da população, o chamado lockdown, com o objetivo de frear a disseminação do coronavírus. A medida valerá por 14 dias e prevê multa de R$ 150 para pessoa física que desrespeitar o decreto da Prefeitura que determina o isolamento.

Só estarão autorizados a sair de casa para o trabalho ou para atividades essenciais, como ir ao supermercado ou à farmácia, pessoas com menos de 60 anos, maiores de idade e que não tenham nenhuma comorbidade.

A fiscalização na cidade de cerca de 5.900 habitantes ficará a cargo de um grupo com cerca de 20 pessoas, que inclui fiscais da prefeitura, seguranças e a Polícia Militar. Quem estiver transitando sem motivo terá que se explicar para as autoridades e poderá ser multado.

POSITIVO

De acordo com o coordenador de Saúde da cidade, Nedilson Paiva, no último sábado (09) foram confirmados os primeiros 11 casos da covid-19 em Itaú. O foco da doença foi uma casa de jogos clandestina que estava funcionando a portas fechadas, desrespeitando decretos anteriores que já haviam determinado restrições para o funcionamento do comércio.

A partir da confirmação de que uma das pessoas que frequentavam esse local estava com a covid-19, a Secretaria de Saúde da cidade realizou um levantamento e identificou 30 pessoas que frequentavam o estabelecimento ou tinham contato direto com elas. Das 30 pessoas, 11 testaram positivo e todos foram isolados em casa junto com seus familiares.

Um dos motivos que levaram a prefeitura a tomar essa atitude, segundo Nedilson Paiva, foi a baixa capacidade de resposta diante de um alastramento da doença na cidade. Embora a cidade tenha um hospital de pequeno porte, a unidade sequer tem respirador, o equipamento mais importante para pacientes em estado grave diagnosticados com covid.

“Se a situação se agravar, não teremos essa capacidade de resposta. Teremos que encaminhar os pacientes graves ou para Pau dos Ferros, que fica a 40 km daqui, ou para Apodi, a 30 km de distância”, prevê o coordenador de Saúde.

Ainda segundo ele, a medida poderá ser prorrogada pela Prefeitura, a depender do número de casos positivos e da gravidade dos diagnosticados.

DADOS

O boletim mais recente da Covid-19 em Itaú aponta 11 casos confirmados, 22 notificados, 88 em monitoramento, 11 suspeitos, 1 descartado e nenhuma morte causada pela doença. Além disso, todos os casos confirmados até agora tiveram sintomas leves e passam bem.

A cidade mais próxima a Itaú que teve mortes por Covid-19 foi Apodi, a 30 km, que registrou dois óbitos.

Portal Grande Ponto
Postagem Anterior Próxima Postagem