A tradicional Festa de Sant’Ana foi cancelada em Currais Novos e Caicó, Seridó potiguar, por causa da pandemia do novo coronavírus. As comemorações à santa padroeira da região vão ocorrer de forma virtual, pelas redes sociais.

É a primeira vez em 260 anos que a festividade não vai acontecer. A Festa De Sant’Ana em Caicó já se tornou patrimônio imaterial. É considerada um dos maiores eventos religiosos do Rio Grande do Norte.

É o momento em que muitos caicoenses que moram fora retornam à cidade para vivenciar o período. Época que também movimenta a economia do município. Só no encerramento da festa, durante a procissão, o evento costuma reunir cerca de 50 mil pessoas.

“Não tem condição de fazer a festa, por causa da pandemia. O prejuízo somente da prefeitura, referente a alvará de funcionamento e ISS, deve ser de R$ 40 mil, sem falar nas pousadas e outros setores, que sentirão o impacto. A cidade sofre com a perda, mas tem que ser feito assim”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Caicó, Redson Roberto.

No município caicoense, a festividade ocorreria entre 22 de julho e 2 de agosto. As celebrações religiosas, como novenas e adorações, foi acontecer pelas redes sociais.

Em Currais Novos, Sant’Anna seria festejada com eventos entre 16 e 26 de julho. O padre Cláudio Dantas, pároco da cidade, diz que, por lá, a festa também será online. “Vamos fazer lives com artistas e tudo o que for possível nesse meio”, adianta. 

Pascom Diocese de Caicó
Postagem Anterior Próxima Postagem