O grupo Qair iniciou, no último mês de junho, a construção do Complexo Eólico Afonso Bezerra, no Rio Grande do Norte. Ao todo serão seis parques eólicos localizados nos municípios de Afonso Bezerra e Macau, com 38 aerogeradores e capacidade total de 159,6 MW.

Entre os meses de junho e julho foi iniciada a etapa de instalação do canteiro de obras, além da contratação da mão de obra local para atuação nessa primeira fase do empreendimento.

A Qair é uma Produtora Independente de Energia (IPP), que desenvolve, implanta e opera soluções baseadas em fontes renováveis. De origem francesa, a empresa possui operações em doze países e larga experiência adquirida ao longo de 30 anos de atuação no mercado. Empreendendo no Brasil desde 2018, a Companhia desenvolve projetos de geração de energia em diferentes estados da região Nordeste.

Comprometida com o desenvolvimento local e sensível às questões sociais do território, a Qair desenvolverá ao longo de todo o processo de instalação do Complexo Eólico Afonso Bezerra, medidas compensatórias de impacto e de relacionamento com a comunidade, buscando potencializar os impactos positivos do empreendimento, promovendo o crescimento da região de forma responsável e sustentável.

Programas como Segurança Hídrica, Educação Ambiental e de Comunicação Social com as Comunidades serão executados pela Adel através da área de Novos Negócios. A proposta é que esses programas possibilitem a participação dos moradores para uma atuação efetiva na melhoria da qualidade ambiental e de vida na região. Dentre as atividades previstas estão formações que estimulem a valorização do meio ambiente, oficinas que permitam o melhor aproveitamento do potencial hídrico, além do desenvolvimento de cadeias produtivas locais.

O respeito aos atores locais, suas culturas e ambiente de vida fazem parte dos valores da Qair e de seus parceiros. Para o Diretor de Negócios da Adel, Wagner Gomes, a parceria com a Qair é uma grande oportunidade para expandir, ainda mais, a atuação da organização no Rio Grande do Norte. “A Qair visa aproximar as comunidades e os agentes locais para pensar e construir o desenvolvimento produtivo, ambiental e social das comunidades do entorno do Complexo Eólico Afonso Bezerra baseado nos princípios da sustentabilidade”, enfatiza.


Sobre a Adel

A Adel oferece diversos serviços como: consultoria, assessoria e capacitação para o desenvolvimento local e territorial; gestão, gerenciamento e operacionalização de projetos de desenvolvimento local e territorial; elaboração, execução e gestão de Programas Socioambientais; dentre outros. Desde a criação da área de Novos Negócios, que possui uma diretoria específica para sua gestão, a Agência desenvolve um portfólio de serviços em todo o Nordeste brasileiro.
Postagem Anterior Próxima Postagem