Um tremor de terra com magnitude de 1.8 na escala Richter foi registrado no município de Pedra Preta, localizado na Região do Mato Grande potiguar e distante cerca de 132 km de Natal. O evento aconteceu às 23h24 deste domingo (16) e foi confirmado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/UFRN).

A técnica em enfermagem Fátima Lima contou que estava indo deitar quando ouviu um barulho. “Escutei um estrondo muito forte. E a louça que estava dentro do armário começou a tremer”, conta. A moradora disse que desde a última quinta-feira (13) os tremores têm sido frequentes.

“Não fico com medo. Já estou acostumada. E ultimamente está muito frequente. De quinta pra cá já foram vários tremores, durante o dia e de madrugada também. Mas esse de domingo foi o maior”, explica.

De acordo com o coordenador do Labsis/ UFRN, Aderson Nascimento é provável que os outros tremores relatados não tenham sido registrados por serem de magnitude menor. “Se ocorreu esse de 1.8, devem ter acontecido, pelo menos, de 8 a 10 tremores de magnitude perto de 1. Pra serem detectados seria preciso ter uma estação no local”, explica.

Ainda de acordo com o coordenador, a estação da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operada pela UFRN mais próxima, fica no município de Riachuelo, que está distante cerca de 75 km de Pedra Preta.

Em caso de tremores, os especialistas orientam a população a se proteger. “Quando há tremores com essa magnitude o perigo maior é com deslocamento de objetos na casa, principalmente se a pessoa estiver perto do epicentro. O indicado é se abrigar embaixo de mesas e procurar sair de um lugar onde tenha objetos por perto que possam cair”, alerta Aderson Nascimento.

G1RN
Postagem Anterior Próxima Postagem