O resultado das Eleições Municipais dominou a pauta de pronunciamentos no horário das lideranças da sessão realizada na Assembleia Legislativa do RN nesta terça-feira (17). Os deputados Hermano Morais (PSB), George Soares (PL), Tomba Farias (PSDB) e Ubaldo Fernandes (PL) avaliaram o pleito e destacaram o desempenho dos candidatos em algumas cidades. O baixo índice de abstenção no Rio Grande do Norte no dia da votação também foi destacado – o estado teve o quarto menor índice do país, segundo dados oficias do TSE.

O deputado estadual Hermano Morais, que concorreu a uma vaga para a prefeitura de Natal, foi o primeiro a falar. “Não tivemos o êxito, mas temos a consciência tranquila do dever cumprido. Nos apresentamos com propostas respeitosas buscando o melhor para a cidade. Aceitamos o resultado das urnas. Democracia é isso. Às vezes vencemos, às vezes perdemos. Mas não podemos perder a capacidade de luta. Feio não é perder. Feio é não ter coragem de lutar e estamos com ânimo renovado para seguir na luta pelos interesses da população, principalmente dos mais humildes”, disse.

Hermano ainda parabenizou os candidatos eleitos, “começando pelo da Casa, deputado Allyson Bezerra (SDD), com vitória brilhante em Mossoró”. O parlamentar elencou a eleição do prefeito Hélio de Mundinho (MDB) em Guamaré, de Gilson Dantas (MDB) em Carnaúbas dos Dantas, Júnior Marques em Bento Fernandes, Carlinhos (DEM) em Jardim de Angicos e Emídio Jr em Macaíba, “e tantos outros companheiros do PSB, como Ivaldo bacurau e Eribaldo Medeiros”. Por fim, pediu aos eleitos, atenção para a educação. “Educação é a base de tudo”.

O segundo parlamentar a usar o horário das lideranças, foi George Soares (PL). Após parabenizar os deputados Hermano Morais e Coronel Azevedo (PSC), destacou o baixo índice de abstenções do país e lamentou a derrota de colegas que não obtiveram êxito no pleito municipal. “Eleição é isso e com certeza estaremos mais próximos, esse é um papel do deputado”, disse.

George Soares destacou a vitória nos municípios de Afonso Bezerra com Neto de Zoraide (PT), Jandaíra com Marina Dias Marinho (MDB), Itajá com Alaor (PP), Alto do Rodrigues com Nixon Baranho (DEM), Pendências com Flaudivan (MDB), São Rafael com Reno Marinho (PL), Ipanguaçu com Valderedo (PL), Messias Targino com Shirley Targino (PL), Serra do Mel com Bibiano (PL) e Macau com Zé Antônio (DEM). “Quero destacar a vitória de Assú que, acredito, foi a mais sofrida e dolorosa de todo o estado. Um teste cardíaco, mas Dr. Gustavo ganhou a eleição por cinco votos. Uma eleição dramática, doloroso e sofrido pros dois lados”, avaliou.

Em sua fala, Ubaldo Fernandes parabenizou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) “pela condução do processo da nossa democracia. As eleições transcorreram normalmente, num momento atípico que passa nosso estado e o mundo”, avaliou. O deputado também destacou a participação das instituições no processo, como a Secretaria Estadual de Segurança Pública e as Forças Armadas. “Quero parabenizar todos os municípios do RN os gestores eleitos e reeleitos, assim como os vereadores. Agora é hora das bandeiras serem baixadas e oposição e situação trabalharem juntas”, sugeriu.

O destaque de Ubaldo foi para a eleição do vereador Herbert Sena (PL), o mais votado de Natal. “Fruto de muito trabalho, muita luta e que mostra à população que tem serviço prestado. Por isso merece ter oportunidade”, parabenizou. O deputado citou ainda as cidades de Tangará, Tenente Laurentino e Eloy de Souza. “Essas mudanças são importantes para a democracia e representam o fortalecimento da administração. Parabenizo também Allyson. O mossoroense estava pretendendo mudanças”, finalizou.

Em breve registro, o deputado Albert Dickson (PROS) parabenizou os vitoriosos nas cidades de Extremoz, Campo Redondo, Touros, Poço Branco, São Gonçalo do Amarante. “Quero agradecer a Deus pela oportunidade de ter eleito minha irmã, Margarete Régia (Pros), na cidade de Natal. Estamos na luta por um RN decente”, disse.

Encerrando o horário das lideranças, o deputado estadual Tomba Farias demonstrou frustração com um aspecto das Eleições 2020: a divulgação de pesquisas que, segundo ele, foram forjadas e apresentaram resultados muito diferentes em relação a outras pesquisas e também diferentes da realidade apresentada após a divulgação dos resultados das urnas.

“O TRE RN teve um grande desempenho, mas teve alguns episódios envolvendo pesquisas de alguns institutos que precisam ser fiscalizados. O TRE e a justiça comum precisam fazer valer o direito dos seus candidatos”, alertou. Tomba Farias destacou resultados divulgados dias antes do dia de votação pelo instituto Seta e que divergiam em até 20 pontos em relação a outras pesquisas. Todas realizadas pelo mesmo instituto. “Tem alguma coisa errada”, disse. O deputado citou as cidades de Afonso Bezerra, Campo Redondo, Tangará, Arêz e Canguaretama.

Postagem Anterior Próxima Postagem