O Rio Grande do Norte chegou nesta terça-feira (23) ao maior número de pacientes internados com Covid-19 em leitos críticos (UTI e semi-intensivo) desde o início da pandemia. Ao todo, 388 pessoas estão internadas em tratamento intensivo da doença em leitos públicos e privados no estado.

Antes, o maior número de pacientes internados em leitos críticos no estado havia sido registrado em 28 de junho, quando 363 pessoas sofriam com o agravamento da Covid-19 nos hospitais do Rio Grande do Norte.

Os dados constam no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Na edição desta terça-feira (23), a pasta informou que os leitos críticos em hospitais particulares do estado atingiram os 100% de ocupação, com 153 pacientes. Na rede pública, a ocupação é de 77,4%, com 235 internados.

Considerando também os leitos clínicos, o estado chegou a 687 pacientes internados por Covid-19 nesta terça-feira (23), o segundo maior número de toda a pandemia. O maior também foi registrado no dia 28 de junho, quando chegou a 692.

De acordo com o Regula RN, plataforma que monitora em tempo real as internações no estado, o RN tem atualmente 84,2% de ocupação dos leitos críticos no geral, sendo a Região Metropolitana de Natal a que mais preocupa, com 88,3%.

Com mais pacientes com necessidade de atendimento intensivo na fila (28) do que leitos críticos disponíveis (26), praticamente não há mais vagas na Região Metropolitana para pacientes graves de Covid-19.

Pelo menos três internados da Grande Natal precisaram ser transferidos de avião para hospitais pelo interior do estado. Dois seguiram para leitos críticos em Mossoró e um para Caicó.

O Regula RN indica ainda que atualmente oito hospitais do Rio Grande do Norte estão 100% de ocupação nos leitos críticos:

Hospital de Campanha de Natal

Hospital Giselda Trigueiro

Hospital Maternidade Divino Amor

Hospital Regional Alfredo Mesquita

Hospital Regional João Câmara

Hospital Regional Tarcísio Maia

Hospital Lindolfo Gomes Vidal

Hospital Universitário Onofre Lopes

O Rio Grande do Norte ultrapassou também nesta terça-feira o número de 3,5 mil mortes por Covid-19 desde o início da pandemia. Os casos confirmados da doença já somam mais de 161 mil.

Com o sistema pressionado, recentemente a Prefeitura de Natal anunciou a abertura de mais 10 leitos de UTI para Covid-19 no Hospital de Campanha. Já o governo do RN também prevê a abertura de mais 40 leitos para tratamento intensivo da doença.

G1RN

Postagem Anterior Próxima Postagem