Fernando Pedroza recebe refrigerador científico doado pelo Grupo Neoenergia através da Cosern para armazenamento de vacinas


A Cosern iniciou nesta quinta-feira, 11, a entrega dos 20 primeiros refrigeradores científicos destinados ao armazenamento de vacinas doado pela empresa aos 95 municípios potiguares que possuem IDHM até 0,61 e ao Governo do Estado. Até o final de abril, todos os equipamentos doados estarão nos 95 municípios contemplados com a ação (confira a lista dos 20 primeiros abaixo) do Programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O município de Fernando Pedroza foi contemplado com um refrigerador científico. A doação foi feita através de um termo de adesão que teve por objetivo ação e eficiência energética em unidades consumidoras para suporte a vacinação contra a covid-19. A diretora do Centro de Saúde, Dra Fátima Salviano, Thais Mayane, e a técnica em enfermagem e responsável pela sala de Imunização do município, Letice Cunha receberam o equipamento doado pela Cosern.

O novo equipamento tem a finalidade apenas para a conservação de vacinas não podendo ser utilizada em outra referida função. Como contra partida o município de Fernando Pedroza, gestão Sandra Jaqueline (MDB), fez a doação de dois refrigeradores antigos com baixa eficiência energética.

Como ação preventiva, a Cosern enviou um comunicado às prefeituras que serão beneficiadas com a doação no início de fevereiro ressaltando a importância da realização de uma revisão elétrica das instalações internas dos locais que receberão esses equipamentos.

Para Júlio Giraldi, Superintendente de Relacionamento com Clientes da Cosern, a vacinação é, nesse momento, a ação mais importante para combater à pandemia da Covid-19, aliado a outras medidas preventivas tais como uso de máscara e o distanciamento social.

“Em novembro, a Cosern doou 20 respiradores para os hospitais Giselda Trigueiro e João Machado, em Natal, e Tarcísio Maia, em Mossoró. Agora, estamos apoiando os municípios que mais necessitam dos refrigeradores adequados para o armazenamento da vacina”, lembra Júlio. “Todas essas inciativas reafirmam o compromisso social da Cosern com os potiguares”, complementa.

Ao todo, a Neoenergia, empresa controladora da Cosern, está doando 703 refrigeradores científicos para 673 municípios no Rio Grande do Norte (Cosern), Pernambuco (Celpe), Bahia (Coelba) e São Paulo/Mato Grosso do Sul (Elektro). A doação totalizou R$ 7,5 milhões em recursos que fazem parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Eficiência Energética (Aneel).

“O nosso objetivo é o de auxiliar a população dos municípios mais necessitados das nossas áreas de concessão a conter a pandemia. Os refrigeradores científicos doados são adequados para armazenar as vacinas que fazem parte das campanhas de imunização, por terem temperatura programável e constante entre 2ºC e 8ºC, sensores e bateria, para o armazenamento adequado das doses”, afirma a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas.

Critérios para escolha dos municípios e contrapartidas

Foram contemplados pela doação da Cosern 95 municípios potiguares que têm IDHM até 0,61. Os refrigeradores científicos são de fabricação nacional e têm capacidade de 280 litros.

Para receber cada refrigerador novo, cada município contemplado deve entregar à Cosern, como contrapartida, dois refrigeradores ou freezers inadequados para vacinas.

Confira os 20 primeiros municípios nos quais os refrigeradores científicos estão sendo entregues:

Semana de 01 a 05 de março:

Bom Jesus, Caiçara do Norte, Carnaubais e Coronel João Pessoa.

Semana de 08 a 12 de março:

Fernando Pedroza, Governador Dix-Sept Rosado, Jaçanã, Jardim de Angicos, Jundiá, Lagoa de Pedras, Lagoa Nova, Monte Alegre, Rio do Fogo, Pedra Grande, Pedro Avelino, Riacho de Santana, Riachuelo, São Fernando, Serra Negra do Norte e Vera Cruz.