Faleceu nesta segunda feira, 10, seu José Pereira da Silva, conhecido popularmente por “Zé de Borges”, ele tinha 86 anos idade dos quais 44 foram dedicados aos carnavais de Fernando Pedroza e região.

José Pereira da Silva nasceu em Setembro de 1934, filho de Francisco Pereira da Silva e Porfiria Maria da Conceição, sendo este cidadão, um ícone no carnaval pedrozense.

Desde de 1969, passou a movimentar o carnaval de Fernando Pedroza e regiões adjacentes com o Bloco Malandros do Samba, que inicialmente se apresentava na Algodoeira São Miguel. Anos depois, com o apogeu do bloco, já sendo reconhecido, definitivamente algumas cidades da Região Central do RN, tiveram o privilégio de ouvir e ver as belíssimas apresentações, principalmente em Fernando Pedroza.

Um detalhe interessante, é que ao longo da sua trajetória histórica, o bloco recebeu outras denominações tais como: Cangaceiros, até situações que retratavam os nativos do Brasil. Como líder e fundador do bloco, Seu José sempre buscou através dos seus esforços, manter vivo o carnaval tradicional ao som do seu apito, coreografias, adereços, dançarinas que desfilavam e dançavam ao som dos músicos e instrumentos diversos que animava os foliões pelas as ruas.
Foto cedida: Bloco Malandros do Samba na
década de 60 à caminho da Fazenda São Miguel

Assim como tantos outros pedrozenses, tenho ainda em memória que ao se aproximar o carnaval, geralmente no mês de fevereiro, dias antes, o primeiro sinal dessa manifestação cultural era o apito seguido dos ensaios. Lembro-me que isso era na "boquinha da noite" eu morava na Rua São José, e de lá ouve-se perfeitamente, já que o nosso carnavalesco e toda a sua equipe que formavam o bloco, moravam no Alto Santa Luzia, como até hoje, muitos ainda residem.

Aqui fica a nossa homenagem ao amigo camarada, que mesmo um pouco fragilizado, guardou consigo, as manifestações do que por muito tempo fez com amor e dedicação.
Foto cedida: Bloco Malandros do Samba

Com informações do Blog Fernando Pedroza: História e histórias
Postagem Anterior Próxima Postagem