A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Parnamirim foi inaugurada nesta segunda-feira, 16. A delegacia é localizada no bairro Santos Reis e conta com efetivo de 9 policiais, sendo
dois delegados, dois escrivães e cinco agentes. O prédio foi alugado pela prefeitura e totalmente reformado pelo Governo do Estado, que também forneceu a mobília, computadores e instalações de internet.

Desde o primeiro ano de gestão, em 2019, o Governo do Estado investe na construção, reforma ou ampliação de novas delegacias, ampliação no atendimento, criação de núcleos de policiamento e investigação, além dos concursos para a Polícia Civil, Itep e Corpo de Bombeiros. Hoje, o RN tem 1.366 homicídios a menos comparando com o mesmo período da gestão anterior.

Diante das estatísticas que mostram significativa melhora nos índices da segurança pública, Fátima Bezerra, ao lado do vice-governador Antenor Roberto, afirmou:

"Isso acontece por que o Governo fez concurso público para contratar pessoas para o sistema de segurança, incorporou mais de mil policiais militares, policiais penais e bombeiros, reestruturou as carreiras, concedeu reajuste salarial que chegam a 44% de forma parcelada. Efetivou seis mil promoções, criamos o núcleo combate ao feminicídio, instalamos mais delegacias de defesa da mulher, o que fez com que nosso Estado seja um dos três que mais reduziu este tipo de violência no País. Temos equipe competente, comprometida, movida pelo espírito público e que atua de forma integrada", avaliou a governadora.



A delegada-geral de Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, informou que nos próximos meses o Governo vai contratar novos policiais concursados e editar o decreto que reorganiza a instituição. "Por orientação da governadora, todo o sistema de segurança atua de forma integrada para reduzir a criminalidade como as estatísticas mostram desde 2019. Esta é uma gestão que dá prioridade à segurança pública", afirmou, para acrescentar: "A inauguração desta DHPP é ato e prova concreta de compromisso com a segurança".

"Parnamirim aguardava há muitos anos esta delegacia". A declaração é da vice-prefeita Kátia Pires, que parabenizou o Governo pela iniciativa e reforçou: "Somos parceiros. O Governo está de parabéns pela redução da criminalidade. Só temos a agradecer também pelas novas especializadas". O promotor de Justiça, Vinicius Leão, acompanhado da promotora Maria Zélia Henriques, disse que a presença do Ministério Público do Estado na inauguração "atende o princípio das ações coordenadas. Reforçamos esse pacto de coordenação. Parabenizo toda equipe que vai trabalhar aqui, que terá todas as condições para um bom trabalho", afirmou.



"Hoje o RN está mais seguro", declarou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Francisco Araújo. Ele destacou a determinação da gestão estadual em instalar a DHPP de Parnamirim e fornecer pessoal e equipamentos. Araújo citou sua participação nesse final de semana, em Goiás, da reunião do Colégio de Secretários de Segurança, no qual foi eleito coordenador. "A gestão da governadora Fátima [Bezerra] é reconhecida pelos demais secretários de segurança, justamente pelos resultados alcançados na redução da criminalidade e pelas ações integradas dos órgãos que fazem a segurança pública", afirmou.

Representando a Assembleia Legislativa, o deputado Ubaldo Fernandes reconheceu o acerto do Governo ao priorizar a segurança pública. "Na Assembleia Legislativa, temos recebido muitos projetos e mensagens para todos os setores segurança, e aprovamos. O estado tem melhorado muito". O ato de inauguração contou com a presença do comandante da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo, comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Luiz Monteiro, secretária-adjunta da SEAP, Ivanilma Silva, adjunto da Sesed, Osmir Monte, diretor-geral do Itep, Marcos Brandão, presidente da Junta Comercial do Estado, Carlos Augusto Maia, subsecretário de Estado do Esporte e Lazer da Seec, Canindé França, Secretário de Segurança Pública de Parnamirim, coronel PM Marcondes Pinheiro, vereadores César Maia, Vavá Azevedo, Gustavo Negócio e Carol Pires, presidente União das Mulheres de Parnamirim, Mônica Cavalcanti, pároco de Parnamirim, Padre Murilo, delegados e agentes de polícia.
Postagem Anterior Próxima Postagem