A Prefeitura Municipal de Fernando Pedroza/RN, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem por meio desta NOTA, esclarecer a população os seguintes fatos sobre informações veiculadas em um blog acerca de negar testagem de professores e alunos da escola Francisca Alves.

Que no caso mencionado o senhor Antônio Oberi, Diretor da referida escola, entrou em contato com a Enfermeira Lucilene Melo para pedir que os professores realizassem sorologia para Covid-19 antes do retorno das aulas. 

Foi informado que a Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte suspendeu a realização desse tipo de teste na Rede Laboratorial de Saúde Pública em 07 de julho de 2021, conforme pode ser comprovado pela Nota Informativa nº 3/2021- SESAP - LACEN - DIRECAO ADM. Vale esclarecer que, as amostras para sorologias Covid-19 colhidas no município eram encaminhadas ao laboratório estadual.

Que essa medida se deu devido ao cenário epidemiológico, a ampliação da vacinação e disponibilidade de teste RT-PCR de Covid-19. Uma vez que, segundo a Nota Informativa nº 3/2021- SESAP - LACEN - DIRECAO ADM, não é indicado realizar teste de sorologia em pessoas vacinadas, visto que o resultado poderá não refletir a realidade, dado a particularidade do exame e vacinas. Além disso, a orientação é realizar teste RT-PCR de Covid-19 para identificar a presença do vírus em pessoas sintomáticas.

Mediante a impossibilidade da realização da sorologia, o Diretor voltou a entrar em contato com a enfermeira para realização de teste rápido, sendo esclarecido que a Secretaria Municipal de Saúde de Fernando Pedroza, não está realizando a testagem de pessoas assintomáticas, ainda que por teste rápido, uma vez que devido ao atual cenário o resultado não seria fidedigno, pelas mesmas razões elencadas anteriormente.

A mesma orientação foi repassada a rede municipal de ensino, que também desejava realizar a testagem.

Vale salientar que a orientação é realizar teste rápido após 10º dia de sintomas e o RT-PCR após 4º dia. 

Por varias vezes a Secretaria Municipal de Saúde de Fernando Pedroza realizou a testagem dos profissionais de educação assintomáticos, quando o cenário era compatível com essa prática. Temos a consciência que desempenhamos o serviço com zelo, sensatez e lisura, é tanto que fomos um dos primeiros municípios da região a zerar os casos de Covid-19 e está entre os 20 (vinte) municípios do Estado em melhor situação.

ROSANE RAYANNE JOTA RIBEIRO

(Secretária Municipal de Saúde de Fernando Pedroza/RN).

Postagem Anterior Próxima Postagem