O Carnatal voltou com força total depois de um ano sem folia, por causa da pandemia de covid-19. A abertura da principal micareta do Estado aconteceu nessa quinta-feira (9), com os blocos “TBT do Caju, puxado por Márcia Freire e Vumbora, com Bell Marques. A expectativa da organização é que passem pela área externa da Arena das Dunas – local da festa – cerca de 15 mil foliões por noite até o próximo domingo (12). Os natalenses e visitantes que curtiram a abertura do Carnatal 2021 vibraram com o retorno da folia.

Fabiana Basílio, de 36 anos, curtiu a primeira noite de Carnatal na companhia dos amigos do trabalho. Há mais de 15 anos ela frequenta a folia, desde quando era adolescente. "Já venho aqui há muito tempo. Eu era menor de idade e meus pais compravam meu abadá e me acompanhavam", conta.

 A expectativa da foliã para o retorno da micareta era enorme, uma vez que no ano passado a festa não aconteceu. "Acredito que hoje [quinta-feira] vai bombar e superar as expectativas das pessoas. Tem gente com receio por causa da covid, mas eu estou tranquila. Vou tomar os cuidados cabíveis para aproveitar muito", relata.

 Fabiana promete encarar três dos quatro dias de folia e descansar somente no domingo. O técnico óptico Tiago Santos, de 32 anos, também é frequentador assíduo do Carnatal. De volta à festa em 2021, ele comemorou a oportunidade de curtir o evento com a esposa. "Como não tivemos Carnatal no ano passado, eu estou com muita alegria e energia guardada. Vim para curtir e aproveitar mesmo", disse.

Tiago afirmou que estava tranquilo em participar da folia, mesmo ainda em um cenário pandêmico. "Sou totalmente a favor da festa. Já estou vacinado com as duas doses, então, está tudo certo", frisou.

Apesar da crise sanitária, o único procedimento adotado para acesso ao local da festa, conforme constatado pela TRIBUNA DO NORTE, era uma revista realizada por equipes de segurança. Alguns foliões chegavam ao evento com máscaras, mas o uso do item não é obrigatório.

Para a participação na festa, conforme estabelecido pela organização do Carnatal, é obrigatório o comprovante de vacinação contra a covid-19. A comprovação acontece no Centro de Convenções, na Via Costeira, das 10h às 19h e também na Central de Certificação, no Natal Shopping, das 10h às 21h, até o domingo. Para isso, os foliões precisam levar o certificado de vacinação emitido pelo ConectSUS ou RN + Vacina (impresso ou na tela do celular), cartão de vacinação original, documento de identificação original com foto e ingresso/cartão de acesso ao produto escolhido pelo folião no Carnatal.

Para quem não conseguir fazer a comprovação antecipada, será possível realizá-la no local do evento, em portaria específica na Arena das Dunas. Os pontos onde serão disponibilizados os processos serão o portão “Q” e a passarela da Prudente de Morais, das 15h à 0h, durante os quatro dias de folia.

Após a comprovação, o folião recebe uma pulseira, que permitirá acesso à micareta. A organização do evento pede, no entanto, que as pessoas antecipem o processo de comprovação para evitar filas no local da festa.

Carnatal celebra 30 anos
A festa para comemorar os 30 anos do Carnatal começou nessa quinta-feira (9) e segue até domingo (12), na área externa da Arena das Dunas, em Natal. Depois de um ano sem a micareta, a folia promete agitar os natalenses e visitantes até o encerramento. Nesta sexta-feira (10), a festa começa às 18h30, com o bloco “Largadinho”, puxado pela estrela baiana Cláudia Leitte. 

Às 19h, Bell Marques invade a folia novamente com o bloco “Vumbora”. Léo Santana chega às 19h30, para levantar a galera que deve se jogar no bloco “Vem com o Gigante”. A Banda Eva também marcará presença na micareta nesta sexta, a partir das 21h30, com o “Bloco Eva”.

Nesta sexta, as vias no entorno da Arena das Dunas serão interditadas  a partir das 15h. É o caso das avenidas Prudente de Morais, Lima e Silva e Romualdo Galvão. No sábado (11) e no domingo, as interdições começam às 14h. Cada interdição seguirá até a madrugada do dia seguinte. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) orienta que os foliões utilizem transporte público, táxi, serviços por aplicativo ou carona para chegar ao Carnatal.

A vacinação contra a covid-19 também tem sido uma preocupação dos organizadores da festa. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) abriu pontos de imunização no Natal Shopping e no Centro de Convenções para quem vai participar do Carnatal. Até domingo, esses pontos funcionam das 9h às 16h30.

Tribuna do Norte
Postagem Anterior Próxima Postagem