O Portal Tribuna do Cabugi recebeu no último fim de semana imagens aéreas enviadas pelo nosso amigo e colaborador Jorge Basílio mostrando a real situação dos reservatórios públicos na cidade de Angicos.

Com as últimas chuvas caídas no município e na região, alguns açudes como o Açude Novo Angicos (açude do rio) tem recebido uma boa recarga d'água.

Na última sexta-feira, 28, o Rio Pataxó teve sua primeira grande cheia deste ano. O rio deságua, inclusive, no açude do rio, localizado no bairro Monsenhor Pinto.

Pelas imagens aéreas é possível perceber que o açude do rio foi o que recebeu o maior volume d'água neste ano, o manancial é um dos mais visitados pela população quando eleva sua capacidade máxima e transborda desaguando no açude público de Pataxó, no município de Ipanguaçu.

Já o açude José Teodoro, popular açude velho, é outro manancial que tem recebido desde as primeiras chuvas caídas uma boa recarga d'água. O açude velho é sempre o mais fácil de sangria devido aos inúmeros riachos e esgotos da cidade que deságuam nele.

Por fim, o açude da caern que barra o Riacho Jordão, foi o que menos recebeu recarga d'água. No final do ano passado os poucos peixes que restavam na lama do açude que se encontrava em volume morto estavam agonizando por falta de oxigênio. Este açude continua com seu volume zerado na esperança de que a quadra chuvosa possa mudar essa realidade.

Fotos: Jorge Basílio

Postagem Anterior Próxima Postagem