O MDB do Rio Grande do Norte continua conversando com diversos os partidos políticos com vistas às composições de chapa majoritária para o primeiro turno das eleições, em outubro de 2022, inclusive em relação à possibilidade de vir a indicar um candidato a vice-governador na chapa de oposição ao governo Fátima Bezerra (PT), que disputará a reeleição. Mas diante da dificuldade que pode surgir neste acordo, há diálogo também com o presidente da Assembleia Legislativa e do PSDB, Ezequiel Ferreira de Souza, que cogitaria correr ao governo do Estado ou apoiar uma candidatura de oposição.

Presidente estadual do MDB, o deputado federal Walter Alves afirma que “o partido está conversando e escutando os prefeitos, lideranças, vereadores, amigos e correligionários para tomar uma decisão sobre as Eleições 2022, que será anunciada em março”.

Fontes emedebistas falam da “naturalidade das conversas de Walter Alves com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), vez que ambos já têm relações de amizade e política de muito tempo, tanto que, nas eleições de 2018, fizeram  dobradinha” em diversos municípios para deputado estadual e federal, mesmo sendo filiados a partidos diferentes”.

Se os dois   fizessem uma aliança político-eleitoral, segundo partidários do MDB, não haveria dificuldades. Afirmam que há facilidade do diálogo entre o deputado federal emedebista e o deputado estadual do PSDB,  porque “já têm uma certa ligação, inclusive saindo vitoriosos em municípios como Apodi, Coronel Ezequiel, Lagoa Nova, Nova Cruz e Serra de São Bento, no quais em 2020 foram eleitos prefeitos aliados políticos dos dois”.

Alternativa 

O deputado federal Walter Alves é considerado como alternativa da oposição para uma candidatura a vice-governador, diante do avanço das negociações para o ex-prefeito Carlos Eduardo ser o candidato a senador em uma chapa na qual a governadora Fátima Bezerra será candidata à reeleição.

Walter Alves passa a ser uma possibilidade nas articulações do grupo que busca formar uma composição para enfrentar a composição de situação.

Nesta semana, circularam notícias sobre a disposição do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, avaliar a chance de concorrer ao governo do Estado, desde que os ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), e Fábio Faria (Comunicações) cheguem a um entendimento sobre quem seria o candidato a senador pelo bloco de oposição.


A tendência é que Rogério Marinho seja o escolhido e Fábio Faria continue no governo federal a partir de abril, quando encerra o prazo para desincompatibilização para quem exerce cargo do Poder Executivo. Ficaria pendente a vaga de vice-governador. E a oposição pretende ampliar a aliança para ter uma chapa competitiva. Por isso, buscou intensificar o diálogo com o MDB.

A dificuldade para o deputado federal Walter Alves se consolidar como candidato a vice na chapa de Fátima Bezerra, com Carlos Eduardo na composição, pode facilitar a articulação dos oposicionistas.

Mas, Walter Alves, nas conversas que tem mantido, não descarta uma candidatura a deputado estadual. Ele poderia contar com o apoio de quem conquistar o governo do Estado para se credenciar em uma disputa para a presidência da Assembleia Legislativa. Além disso, as portas não estão fechadas nas conversas entre o MDB e os interlocutores da governadora. Dificuldade, neste momento das articulações, não significa impossibilidade.

Tribuna do Norte
Postagem Anterior Próxima Postagem