O deputado federal Rafael Motta (PSB), candidato a senador nas eleições deste ano, apresentou oficialmente na tarde desta sexta-feira, 05, os postulantes da primeira e segunda suplência em uma chapa puro-sangue do Partido Socialista Brasileiro do Rio Grande do Norte - PSB/RN.

Rafael Huete da Motta disputará o cargo de senador pela primeira vez, ele é graduado em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, e mestrando em Administração em Pública, na Instituição Brasiliense de Direito Público (IDP). 

Rafael entrou para política nas eleições de 2012, quando foi eleito vereador de Natal com 9.460 votos, 1º de sua coligação e o 2º mais votado da capital, tendo exercido ainda os cargos de Secretário adjunto de Esporte e Lazer e Subsecretário da Juventude do Governo do Estado durante o governo da ex-governadora Wilma de Faria.

Em 2014, Rafael disputou pela primeira vez o cargo de deputado federal sendo eleito pelo PROS com 176.239 votos, tendo sido o segundo mais votado do estado. Foi reeleito em 2018 pelo PSB com 82.791 votos. 

Presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro - PSB/RN, o deputado Rafael Motta oficializou seu nome durante convenção partidária realizada no último dia, 30 de agosto, para disputar a vaga de senador. 

Suplentes

Souza Neto - o primeiro suplente escolhido é o deputado estadual Manoel Souza Neto, conhecido por “Souza”, que cumpre o seu segundo mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Ele é casado, pai de dois filhos, 52 anos incompletos, já foi vereador, vice-prefeito duas vezes e prefeito por dois mandatos em Areia Branca, ao longo de mais de 20 anos de vida pública. Em fevereiro deste ano, Souza Neto anunciou que não disputaria à reeleição de deputado estadual. Na época, citou que o pai Chico Cunha foi o grande incentivador de sua atividade política e morreu vítima da Covid-19. Porém, voltou atrás e disputará o mandato de primeiro suplente de Rafael.

Cinara Dantas - a segunda suplente escolhida foi a vice-prefeita de Angicos, professora Cinara Ribeiro Damasceno Dantas, essa será a segunda eleição que Cinara disputará, a primeira, foi em 2020, quando em sua primeira disputa para um cargo eletivo obteve êxito nas eleições municipais como vice-prefeita. Casada, mãe de dois filhos, 53 anos, professora da rede municipal e estadual de ensino. Cinara conquistou a simpatia do povo de Angicos, desde os anos 80 ela participa ativamente das campanhas eleitorais angicanas. Cinara já foi gestora escolar, secretária municipal de Educação, e também de Assistência Social de Angicos. A professora Cinara Dantas entrou para história quando se tornou a primeira mulher eleita vice-prefeita de Angicos e poderá novamente escrever seu nome nos livros de história como primeira angicana eleita para uma suplência do Senado Federal.

Postagem Anterior Próxima Postagem