Quase sessenta anos depois de aprender a ler e a escrever já na adolescência, dona Valdice Ivonete da Costa viu sua neta Iany Vanessa receber um diploma de nível superior na mesma cidade em que iniciou os estudos. 

Em Angicos, onde o educador Paulo Freire aplicou pela primeira vez seu método pioneiro de alfabetização de adultos em 1963, a Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) possibilita que cada vez mais histórias sejam transformadas pela Educação. Nesta quarta (21), por exemplo, duas cerimônias de Colação de Grau marcaram o início de uma nova fase na vida de 97 profissionais.



“Eu senti muita, muita alegria quando ela disse que ia entrar aqui e fazer faculdade”, lembra dona Valdice sobre a aprovação da neta no curso de Ciência e Tecnologia da UFERSA. Agora recém-formada, Iany Vanessa já tem planos para continuar os estudos e se tornar Engenheira Civil, também com o suporte do campus Angicos. “Eu fiquei muito emocionada com esse diploma porque ela é muito esforçada, muito inteligente e já tem outro curso em vista”, disse Veuzia Simone dos Santos, mãe de Iany e filha de dona Valdice.

Outro momento emocionante das Colações de Grau do campus de Angicos foi o discurso dos paraninfos, os professores homenageados pelos formandos. Na primeira cerimônia, que reuniu profissionais formados pelo curso de Ciência e Tecnologia, a docente Vanessa Danielle Santos Ferreira citou alguns alunos e lembrou dos momentos de tensão e superação na disciplina de Cálculo. Já o professor Luis Henrique Gonçalves Costa preparou uma surpresa para os formandos e exibiu um vídeo com mensagens de todos os professores homenageados.

Além do curso de Ciência e Tecnologia, as cerimônias do campus de Angicos também marcaram a conclusão do curso superior para profissionais formados em Computação; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Pedagogia; e Sistemas de Informação.

A oradora discente do curso de Ciência e Tecnologia, Anne Karolayne de Macedo Manaia, lembrou dos desafios enfrentados por todos os formandos presentes e por suas famílias. “Nossa caminhada está apenas começando”. Um pouco mais tarde, a formanda Luciene Ariágne de Assis, do curso de Engenharia de Produção, destacou que a história construída por todos os colegas não será apagada pelo tempo. “Independentemente da carreira que vamos seguir daqui para frente, todos nós estaremos ligados por um elo forte chamado UFERSA campus Angicos”.

A diretora do campus, professora Jacimara Forbeloni, disse em seu discurso que o verbo esperançar, citado por Paulo Freire, deve continuar a ser lembrado por todos que passaram pelo campus Angicos. “Estamos pertinho de Paulo Freire, de onde essa história começou há quase 60 anos, e sabemos que aqueles primeiros alunos não puderam chegar à universidade como vocês chegaram”, afirmou. “Aqui no nosso campus nós não temos ainda a estrutura adequada, nem o número adequado de equipamentos ou até de servidores”, admitiu Jacimara. “Mas nós somos como esse sertão que nos cerca: basta uma chuvinha e florescemos”.

A reitora da UFERSA, professora Ludimilla Oliveira, presidiu as duas cerimônias realizadas no campus de Angicos e enfatizou a prioridade que a gestão tem dado para que a unidade seja reconhecida como campus autônomo, a exemplo do que ocorreu recentemente com os campi Caraúbas e Pau dos Ferros. “Sabemos que ainda temos muito para fazer e por isso fizemos questão de termos uma gestão itinerante”, destacou a reitora, falando também sobre a convivência que vai deixar saudades a partir de agora. “Vocês não chegaram aqui de mãos vazias. Cada um trouxe consigo uma bagagem, um conhecimento e uma contribuição. E nós aprendemos uns com os outros”.



Outro momento de grande emoção nas duas cerimônias foi a homenagem aos pais, realizada momentos distintos pelos formandos Augusto Morais Brito e Bárbara Cristina Carvalho Leite. No campus Angicos a programação incluiu ainda um momento de homenagem à servidora Dulce, que faleceu recentemente e foi lembrada pelo formando Artur Diniz.

A última solenidade de Colação de Grau referente ao semestre 2022.1 na UFERSA será realizada nesta quinta, dia 22, no Garbos Recepções, em Mossoró. A cerimônia terá início às 19h e contará com transmissão ao vivo por meio do perfil TRANSMISSÃO UFERSA do Youtube.

Postagem Anterior Próxima Postagem