“Esse saldo positivo também se deve muito ao trabalho de planejamento dos comerciantes, que se prepararam bastante para aproveitar o movimento gerado pelos eventos relacionados ao São João. Em Mossoró, por exemplo, os negócios investiram 30% mais, principalmente em estoque, variedade de itens, funcionários e outras melhorias – em relação ao mesmo período do ano passado”, afirmou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
O levantamento também constatou que mais da metade (57,1%) das pessoas que aproveitaram da programação do São João de Assú não é residente do município. Os turistas que participaram do São João mais antigo do mundo viajaram de outras cidades do Rio Grande do Norte. Também foi registrada a presença de visitantes de outros 16 estados.
Além disso, de acordo com a pesquisa, a maior parte das 407 mil pessoas que participaram do São João de Assú se informaram sobre o evento através das redes sociais (66,5%) e decidiram participar por causa da programação de atrações gratuitas (44,5%) – como festas e shows musicais, por exemplo.
O movimento de moradores e turistas teve uma influência positiva para pelo menos 68,5% dos empresários da região Oeste, principalmente de setores como hotelaria (100%) e vestuário (95,7%). Mais de 70% dos negócios locais não sentiram a necessidade de aumentar o quadro de funcionários, mas se prepararam para o evento investindo na variedade de itens oferecidos (49%) e na ampliação do estoque (46,5%).
Os números foram apresentadas pelo diretor de Inovação e Competitividade da Fecomércio RN, Luciano Kleiber, ao prefeito Gustavo Soares, com a presença do presidente do Sindivarejo Assú, Francisco de Assis Barbosa, na terça-feira (18).
Durante o mês de junho em Assú, o Instituto Fecomércio entrevistou um total de 200 empreendedores e 550 participantes das festas juninas. O nível de confiança da pesquisa é de 95% com margem de erro de três pontos percentuais.
Tribuna do Norte