O município de Fernando Pedroza é administrado por uma mulher desde o ano de 2017, quando nas eleições de 2016 a atual prefeita Sandra Jaqueline (MDB) foi eleita a primeira mulher prefeita da história política daquela cidade. 

Reeleita em 2020, derrotando três ex-prefeitos e o quase imbatível grupão político a prefeita Sandra fez história e deu vez ao público feminino com a força da mulher no comando da Gestão Municipal. Sandra surgiu como uma referência para as mulheres pedrozenses.

Antes, a cidade teve também sua primeira mulher eleita vice-prefeita da história nas eleições de 2012, a enfermeira Patrícia Salviano. 

Com as eleições do próximo ano se aproximando, eis que surge possíveis e fortes nomes que poderão disputar mandatos eletivos no pleito municipal vindouro. Na Câmara Municipal, desde a sua criação o cargo eletivo de vereadora foi ocupado apenas por duas mulheres: Helena Santos - “Nova” (2000/2004) e Erica Mirella (2008/2012). 

Maria Anunciada - “Dona Maria Crente”, foi a primeira mulher na condição de suplente a assumir uma cadeira no legislativo pedrozense no ano de 2000.

A prefeita Sandra Jaqueline deixará o comando da prefeitura em, 31 de dezembro de 2024. Até o momento, o possível candidato da atual gestora será um homem, mas como na política tudo pode acontecer, diremos que poderá surgir um nome feminino na disputa da chapa majoritária, inclusive, compondo o cargo de vice-prefeita.

Os nomes que atualmente figuram-se como possíveis pré-candidatas são os da presidente do diretório municipal do MDB e atual secretária municipal de Administração Paula Ribeiro, da secretária de Assistência Social Andreza Xavier e da coordenadora do Centro de Saúde, Thais Mayane.

Paulinha, Andreza e Thais tem realizado um brilhante trabalho frente as pastas que cada uma ocupa, na administração, assistencialismo e na saúde. Elas contam com a simpatia da população na cidade e na zona rural do município.

Na atual configuração, esses nomes disputarão os mandatos de vereadora com reais chances de vencer as eleições. Caso aconteça, será a primeira vez na história política de Fernando Pedroza que a Câmara Municipal poderia contar com três mulheres vereadoras.

Agora é a vez delas! 🩷

Postagem Anterior Próxima Postagem