No levantamento espontâneo, quando os nomes dos possíveis candidatos não são apresentados, Naldo aparece com 41,18% da preferência

Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais, o prefeito Irmão Naldo (PL) lidera as intenções de voto para a Prefeitura de Galinhos, no Litoral Norte Potiguar, segundo pesquisa Consult encomendada pelo jornal Agora RN. Quando questionado sobre a avaliação da administração do prefeito Irmão Naldo, 75,29% aprovam e 5,29% desaprovam. 19,41% não souberam dizer. 

No levantamento espontâneo, quando os nomes dos possíveis candidatos não são apresentados e os eleitores podem citar qualquer pessoa, Irmão Naldo aparece com 41,18% da preferência. Em segundo lugar, aparece o ex-prefeito Ricardo Araújo (PSD), com 2,65% das citações. O ex-vice-prefeito Concon foi citado por 2,35%, seguido dos vereadores Alexandre (DEM) e Joabe de Paquete (PRB), com 1,18% cada. O bugueiro Ecinho (MDB) que concorreu a prefeito nas últimas eleições teve 0,59%. Antônio, Kleobaldo e Josinaldo foram citados por 0,29% cada. 45,88% não sabem em quem votar ainda e 4,12% responderam que não votam em nenhum desses.


No quesito rejeição, quando indaga os eleitores sobre o nome que não votaria de maneira nenhuma para prefeito, o ex-prefeito Fábio Rodrigues (PRB) lidera a rejeição entre os possíveis candidatos. Um terço dos entrevistados (30,3%) afirmou que não pretende votar em Fábio de jeito nenhum, contra 14,1% do ex-prefeito Ricardo Araújo (PSD), 8,5% de Ecinho (MDB), o prefeito Naldo teve 8,2%, 7,9% de Concon e 5,9% de Joabe. 6,8% rejeitam todos os nomes e 27,9% não opinaram afirmando que não sabem dizer. 

No cenário estimulado em confronto direto, o instituto Consult mediu como fica a preferência dos eleitores quando o prefeito Irmão Naldo, enfrenta o bugueiro Ecinho, que concorreu nas eleições suplementares. Nessa hipótese, Naldo lidera com 65,88% contra 11,47% de Ecinho. Os que responderam não sabe foram 13,82% e 8,82% disseram nenhuma das opções. 

A pesquisa Consult também indagou o eleitorado de Galinhos com relação a maior liderança política do município-praia. O prefeito Irmão Naldo teve 57,65% e é reconhecido hoje como a maior liderança. 26,47% não souberam e 1,76% disseram não considera ninguém como liderança. Outros nomes figuraram na tabulação como Alexandre (2,65%), Ricardo (2,35%), Joabne (2,35%), Concon (1,76%), Márcio (1,47%), Hudson Matias (1,47%), Jaime (0,59%). Já Antônio, Rozélia, Vivaldo Rodrigues, Van e José Carlos obtiveram 0,29% cada. 

Como em Galinhos não tem acesso a veículos direto por ser uma cidade praia, com exceção de veículos 4x4 pela praia, a Consult indagou qual a grau de importância que tem para a população, a ambulânchia adquirida para ajudar no auxiliar a salvar vidas. Para 71,76% consideram muito importante e 27,94% responderam que era importante. Só apenas 0,29% que acharam pouco importante a aquisição. 

A pesquisa foi realizada no dia 25 de setembro de 2019 e ouviu 340 entrevistas. O questionário foi aplicado em três localidades: sede da cidade, Distrito de Galos e assentamentos que integram o município de Galinhos.


DADOS

A metodologia empregada na pesquisa segue o Método Quantitativo, através da realização de Survey de Opinião. Foi utilizada a técnica de entrevistas semiestruturadas, domiciliares, e/em locais pré-estabelecidos, individualizadas, utilizando-se de formulário como instrumento de investigação. Os resultados da pesquisa estão sujeitos a um erro máximo permissível de 4.0%, com confiabilidade de 95%.
Postagem Anterior Próxima Postagem