A Prefeitura de Fernando Pedroza (RN) por meio da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2019 com sucesso, conseguindo atingir 80,15% de animais vacinados.

A campanha de vacinação antirrábica foi realizada através dos Agentes Comunitários de Endemias, e atingiu sua cobertura em todo o município de Fernando Pedroza.


Confira os números:

ZONA URBANA:
Total de animais vacinados: 846;
Cães: 568;
Gatos: 278.

ZONA RURAL
Total de animais vacinados: 337;
Cães: 262;
Gatos: 75.

TOTAL MUNICÍPIO: 1.183 ANIMAIS VACINADOS 80,15%.


A campanha anual de vacinação antirrábica animal é uma das estratégias de controle da raiva desenvolvidas pela Prefeitura de Fernando Pedroza e conta com total apoio da prefeita Sandra Jaqueline. A saúde municipal mantém tradicionalmente, todos os anos, a oferta de vacina antirrábica para cães e gatos, buscando reduzir o risco de transmissão do vírus da raiva entre os animais, protegendo também a saúde dos seres humanos.

Raiva
 

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, cães, gatos e morcegos. É caracterizada por ser uma encefalite progressiva e aguda, sendo letal em aproximadamente 100% dos casos, causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae. Pode ser transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, mas também pela arranhadura ou lambedura desses animais.

Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Fernando Pedroza/RN
Postagem Anterior Próxima Postagem