Raimunda Cosme da Rocha nasceu no dia25 de janeiro de 1925 na Fazenda Algodoeira São Miguel no município de Angicos) RN. Sendo a quinta filha do casal Francisco Cosme da Silva e Isabel Cosme da Silva, passou toda sua infância e juventude na fazenda São Miguel e teve como professora e catequista a Sra. Elza Rodrigues.

Foi batizada pelo Padre Júlio Alves Bezerra. Em 15 de outubro de 1939, fez a 1ª Eucaristia na Capela de São Miguel, com o padre Manuel Tavares de Araújo, então pároco de Angicos. Nascida numa família numerosa e tradicionalmente católica, participou desde criança da vida eclesial, anualmente vinha com seus pais da fazenda São Miguel para participar da festa de São José na cidade de Angicos, nutrindo assim uma devoção a São José e recebendo dos seus pais uma educação religiosas pautada nos princípios morais e cristãs.

Em 19 de março de 1944, casou-se com Dedice Francisco da Rocha, na Igreja Matriz de São José dos Angicos, assistiu a este matrimônio, o padre Antônio Antas de Pedro Avelino. Depois de casada, passou a residir com seu esposo na Fazenda Santa Luzia também no município de Angicos. Dessa união matrimonial nasceram 12 filhos: Pedro, Maria, José, Elza, Vital, Francisco, Geralda, Gilberto, Ivanete, Graça, Raimundo e Isabel.

Em 18 de março de 1981, saiu da fazenda Santa Luzia e passou a residir na cidade de Angicos. Em 17 de junho de 1984, participou com as Irmãs Dorotéia de Santa Paula Fracinette da Fundação da Legião de Maria em Angicos, sendo uma das primeiras legionárias da comunidade católica angicana.

Ficou viúva de Dedice Francisco da Rocha em 02 de abril de 2010.

No dia 25 de janeiro de 2015 reuniu sua família em torno do altar do Senhor, para render graças a Deus pelos seus 90 anos de idade, pelos seus pais, seu esposo e seus 12 filhos, 58 netos, mais de 80 bisnetos, mais de 10 tataranetos, e pela família que Deus lhe conceder  a graça de construir ao longo dos mais de 90 anos de idade.

Dona Raimunda Cosme da Rocha faleceu em 1° de julho de 2016, às 20h40, em sua residência na cidade de Angicos.
Postagem Anterior Próxima Postagem