Taxa de transmissibilidade da Covid-19: Santana do Matos é a única cidade da região central em zona segura, com taxa de 0,92.


Mesmo estando próxima de municípios que se encontram na zona de perigo, ou seja, que apresentam quadro desconfortável em relação à taxa de transmissibilidade (Rt) da Covid-19, o Município de Santana do Matos, atualmente, registra taxa de 0,92, estando, portanto em zona segura - quando a taxa de transmissão é menor que 1, como indica a Sesap. Além disso, essa posição que estamos ocupando significa que somos a cidade da região central com o menor índice de transmissibilidade para a Covid-19. 

Para entendermos melhor, RT é a taxa de transmissão e indica para quantas pessoas em média uma pessoa infectada transmite o vírus. Para exemplificar, suponha o Rt = 2, isso significa dizer que, estatisticamente falando, uma pessoa doente contaminará duas saudáveis.

A redução da taxa de transmissibilidade é uma vitória sim, mas enfatizamos que é preciso seguir fazendo a nossa parte: Respeitar as orientações, usar máscaras sempre que for realmente necessário sair de casa, lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, evitar o contato social e aglomerações. Essas ainda são as melhores ferramentas no combate ao Coronavírus.