Mesmo estando próxima de municípios que se encontram na zona de perigo, ou seja, que apresentam quadro desconfortável em relação à taxa de transmissibilidade (Rt) da Covid-19, o Município de Santana do Matos, atualmente, registra taxa de 0,92, estando, portanto em zona segura - quando a taxa de transmissão é menor que 1, como indica a Sesap. Além disso, essa posição que estamos ocupando significa que somos a cidade da região central com o menor índice de transmissibilidade para a Covid-19. 

Para entendermos melhor, RT é a taxa de transmissão e indica para quantas pessoas em média uma pessoa infectada transmite o vírus. Para exemplificar, suponha o Rt = 2, isso significa dizer que, estatisticamente falando, uma pessoa doente contaminará duas saudáveis.

A redução da taxa de transmissibilidade é uma vitória sim, mas enfatizamos que é preciso seguir fazendo a nossa parte: Respeitar as orientações, usar máscaras sempre que for realmente necessário sair de casa, lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, evitar o contato social e aglomerações. Essas ainda são as melhores ferramentas no combate ao Coronavírus.

Postagem Anterior Próxima Postagem