A governadora Fátima Bezerra assinou nesta terça-feira (22) um protocolo de intenções para instalação do primeiro parque de geração de energia eólica no mar (offshore) do Rio Grande do Norte.

A assinatura aconteceu após um encontro com os diretores da Bi Energia. A empresa está à frente do projeto para produzir 3,1 megawatts por ano numa área de 300 quilômetros quadrados na costa dos municípios de Touros, São Miguel do Gostoso e Pedra Grande.

“O Rio Grande do Norte reafirma cada vez mais sua vocação para a produção de energia eólica, setor no qual lideramos a produção nacional. Não é à toa que temos aumentado a nossa capacidade, inclusive através de investimentos como esse que estamos tratando. E temos uma capacidade extraordinária de ampliar isso”, disse a governadora Fátima Bezerra.

O projeto assinado pelo governo do RN prevê a instalação de 52 aerogeradores de 12 megawatts de potência, duas subestações elétricas - uma no mar, para elevação da tensão, e uma em terra. As torres instaladas no mar terão sinalização para evitar colisões com navios e barcos e sinalização luminosa para alertar aviões que não seguem as rotas tradicionais.

Segundo o governo do RN, o projeto do parque eólico marítimo também não vai interferir nas áreas de atuação de comunidades pesqueiras, como a Colônia de Pescadores Z - 36 João Baracho Sobrinho e a Colônia de Pescadores Cajueiro, além de áreas quilombolas.

A empresa Bi Energia mantém operações também no Ceará. No estado vizinho, opera um parque eólico marítimo com 59 torres num investimento de 1 bilhão de euros.
Postagem Anterior Próxima Postagem