Um novo estudo realizado pela Universidade de Oxford sobre a vacina contra a covid-19 desenvolvido pela instituição em parceria com a AstraZeneca aponta que o produto é 100% eficaz contra casos graves da doença 22 dias depois da aplicação da primeira dose. O resumo do artigo foi publicado nesta terça-feira (2) pela revista científica Lancet. A versão completa da pesquisa deve ser publicada na próxima semana. 

A vacina de Oxford oferece ainda 76% de eficácia contra as formas mais moderadas e leves da covid-19 também em 22 dias. Ou seja, os cientistas conseguiram comprovar que, 22 dias após receber a vacina, o sistema imunológico humano consegue produzir boa resposta ao vírus.

“O impacto na saúde pública é fantástico. A resposta imune é rápida, são ótimos dados”, disse Sue Ann Clemens, uma das autoras do estudo e responsável pela coordenação dos testes com o imunizante de Oxford no Brasil.

Os dados mostram também que a vacina é mais efetiva com intervalos mais longos entre as aplicações das doses, e reforça a recomendação do Comitê de Imunização do Reino Unido para o espaço de até 3 meses entre elas. “As pessoas já estão protegidas 22 dias após receberem uma única dose da vacina”, afirmou Andrew Pollard, investigador-chefe dos estudos da vacina de Oxford.

Fonte: CNN

Postagem Anterior Próxima Postagem