Os moradores da zona rural de Olho d’Água do Borges já estão desfrutando da passagem molhada construída na região com recursos do Banco Mundial, viabilizados pelo Governo Cidadão. A obra é uma espécie de ponte de pequeno porte que permite veículos e pessoas atravessarem um curso d'água onde há apenas uma estrada de terra que fica alagada na época chuvosa. O alagamento impedia o ir e vir das pessoas e da produção agrícola.

Agora é possível circular livremente nessa área no Sertão do Apodi, após o Governo do RN ter investido R$ 306 mil para levar esse benefício direto à população rural, fomentando o desenvolvimento social e econômico dos povoados e das 39 famílias ligadas à Associação do Sítio São Geraldo, produtores de milho, feijão e sorgo para o suporte forrageiro dos animais no período seco. Como aproveitam o período de chuvas para produzir, o escoamento dessa produção ficava prejudicado pelo alagamento na estrada. O convênio finalizado em 2020 contemplou, ainda, a construção de uma barragem submersa associada à passagem molhada.

“Essa obra proporciona dignidade aos cidadãos que vivem no campo e ajuda a fomentar seus pequenos negócios, seus sustentos”, avaliou Fernando Mineiro, secretário estadual de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão. 

Presidente da Associação, Wlisses Dantas dos Santos explicou que a construção da passagem molhada foi uma escolha da comunidade para melhorar a locomoção de quem mora do outro lado do rio e precisa ir à cidade e também para ampliar o acesso à água: “Vamos poder produzir no período seco, o que antes não fazíamos porque não tínhamos água suficiente. Isso vai melhor a renda e o poder aquisitivo das nossas famílias”, planeja.

Desde 2012 que a Associação persegue o sonho de concretizar essa obra, o que conseguiram com o apoio do Governo do Estado, via Governo Cidadão. “Tudo deu certo e já agora no mês de maio estamos com a barragem cheia, sangrando, os peixes pulando”, comemora.

A construção faz parte dos investimentos que o Governo do RN está fazendo pelo interior em ações de acesso à água, via Governo Cidadão. São diversas iniciativas para trazer segurança hídrica e, além de passagens molhadas, tem a construção de miniadutoras, implantação de caixas d’água, cisternas e perfuração de poços.

Postagem Anterior Próxima Postagem