A Prefeitura de Fernando Pedroza (RN) tem intensificado as ações de fiscalização e orientação no município para o combate à Covid-19. As equipes de fiscalização (Vigilância Sanitária, Polícia Militar, Defesa Civil e Conselho Tutelar) tem atuado desde o último fim de semana após publicação de novo Decreto Municipal e consolidado com o Decreto Regional nº 30.606 com medidas mais restritivas para 15 municípios das regiões Central e Vale do Açu, com validade de 26 de maio a 06 de junho.

No decreto regional fica estabelecido medida de ‘’toque de recolher’’, com a proibição de circulação de pessoas em todo município de Fernando Pedroza/RN e região, entre as 20h às 06h do dia seguinte, como medida de diminuição do fluxo de pessoas em ruas e espaços públicos e mitigação de aglomerações.

A Gestão Municipal Pedrozense anteriormente também tinha emitido um decreto considerando a necessidade de manutenção de medidas restritivas visando a diminuição das aglomerações e do fluxo de pessoas em espaços coletivos, uma vez que persiste a baixa proporção da população vacinada, muito distante ainda do mínimo necessário para haver influência na redução dos números de novos casos.

As equipes da Vigilância Sanitária, em parceria com a Polícia Militar já passou por vários estabelecimentos comerciais para verificar se as normas de saúde estão sendo respeitadas. A fiscalização sob comando da Secretaria Municipal de Saúde tem sido constante nas barreiras e também nos comércios.

Atualmente, de acordo com o novo boletim epidemiológico do município, Fernando Pedroza está com 07 pacientes acometidos com o vírus, sendo que 01 se encontra internado em leito clínico. Por causa do elevado número de casos registrados nos últimos dias na Região, a prefeita Sandra e demais prefeitos da Região Central e Vale do Açu se reuniram com a governadora Fátima Bezerra na última segunda-feira (24) para tratar sobre as medidas de enfrentamento e impactos da pandemia da Covid-19 nas duas regiões que conta com a Associação dos Municípios da Região Central e Vale do Açu Potiguar - “AMCEVALE”.  

A reunião extraordinária que ainda contou com a participação de secretários estaduais do Governo do RN aconteceu para definir ações que foram tomadas com a publicação do Decreto Regional para o enfrentamento da Pandemia nas duas regiões. Diante da evidência de que várias cidades estão entrando em colapso, ficando sem vagas nos hospitais com mais de 80 pacientes na fila de espera por uma vaga em Unidade de Terapia Intensiva - UTI, e do crescente números de casos nas duas regiões, os prefeitos e governadora decidiram pela emissão desse decreto regional específico para as regiões Central e Vale do Açu.

O momento é imprescindíveis de que todos devem fazer a sua parte: usando máscara, evitando aglomerações e lavando as mãos com água e sabão ou higienizando as mãos com álcool em gel 70.

AÇÕES NA SAÚDE DE FERNANDO PEDROZA

A Secretaria Municipal de Saúde tem realizado um planejamento para a campanha de vacinação contra a Covid-19. Com as doses sendo entregues pelo Ministério da Saúde, já foram imunizadas mais de 650 pessoas em Fernando Pedroza. Para adquirir mais doses da vacina, a prefeita Sandra Jaqueline também enviou no início do mês de março para a Câmara Municipal o projeto de lei para adesão ao consórcio da Frente Nacional dos Prefeitos. O objetivo é para logo em breve poder comprar mais doses e não ficar totalmente dependente do Plano Nacional de Imunizações.

Fiscalização no município

Diariamente, à noite, as equipes fazem patrulhamento e abordagem nos comércios abertos para ressaltar o horário do toque de recolher - 20h às 06h, além da proibição do consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos ou privados que causem aglomerações.

Postagem Anterior Próxima Postagem