Visando o fortalecimento da estrutura de docência médica na região do Alto Oeste, o deputado estadual Galeno Torquato (PSD) solicitou ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, a instalação da Faculdade de Medicina na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em Pau dos Ferros. De acordo com o parlamentar, a iniciativa beneficiaria cerca de 300 mil habitantes. 

Galeno Torquato salienta que o curso disponível mais próximo encontra-se em Mossoró ou no estado vizinho da Paraíba. “Cabe ressaltar que a estruturação da docência médica fortaleceria em muito a Rede de Atenção à Saúde na Região, tornando a cidade de Pau dos Ferros um polo, de fato, tendo muito mais resolutividade do Sistema Único de Saúde (SUS)”, pontua o deputado.

De acordo com o Plano Diretor de Regionalização do RN (PDR/RN), Pau dos Ferros é o município sede da 6ª Região de Saúde, com uma de demanda de 37 municípios da região do Alto Oeste, além das cidades que fazem fronteiras com os Estados da Paraíba e Ceará atendendo, assim, uma população em torno de 300 mil habitantes.  

O município apresenta uma capacidade instalada de 101 (cento e um) leitos, distribuídos em Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Saúde Mental, Clínica Obstétrica, ortopédica e pediátrica. Destes, 10 leitos são de UTI adulto tipo II. Há ainda o apoio diagnóstico de: laboratório, Raios-X, exames de ultrassonografia e Tomografia Computadorizada. 

Em relação a estrutura e equipamentos, o Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade (HCCA) teve avanços significativos nos últimos sete anos (07), com a reforma e ampliação da estrutura física e no parque tecnológico, com aquisição de equipamentos que dão suporte à vida. “Com uma visão de futuro é certo que a instalação da Faculdade de Medicina na UFERSA traria benefícios incontáveis para a Saúde da região do Alto Oeste”, reforça Galeno Torquato.

Portal Grande Ponto

Postagem Anterior Próxima Postagem