O município de Angicos, região central potiguar, que desde o início do ano vinha enfrentando aumento nós números de casos confirmados ativos e suspeitos da Covid-19, conseguiu neste segundo semestre controlar estes números que infelizmente conseguiu afetar inúmeras famílias na cidade.

O mês de maio de 2021 foi um dos piores desde o início da pandemia. Maio teve mais de uma dezena de mortes provocadas por complicações da Covid-19. Com isso, a gestão municipal junto ao comitê de crise tiveram de às pressas adotarem medidas restritivas para o combate ao eminente crescimento dos casos na cidade.

Com decreto regionalizado editado pelo Governo do Estado, a gestão municipal também adotou neste mês de junho decretos mais rígido para diminuir os números que vinham sendo assustadores para população angicana que observava o vírus chegar cada vez mais próximo dos seus entes queridos.

Entre as mortes provocadas pela Covid-19, a maioria das vítimas afetadas tinham menos de 50, 40 e 30 anos. Ou seja, a fatalidade estava em um público bem mais jovem do que no início da pandemia que vitimou pessoas  mais idosas.

Decreto Regional 

Com o quadro epidemiológico em estabilidade, demanda por leitos covid em queda e taxa estadual de ocupação de UTIs abaixo de 90%, prefeitos do Vale do Açu e Central defenderam no início da semana a adesão ao decreto estadual, editado na semana passada, que contém medidas menos restritivas de enfrentamento à covid-19, em relação aos regionalizados até então em vigor nos 15 municípios dessas duas regiões.

Diminuição nos números de casos confirmados e suspeitos em Angicos

Pela quinta vez consecutiva os casos suspeitos e confirmados da Covid-19 no município de Angicos diminuíram. No Boletim Epidemiológico anterior divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na segunda-feira (14) eram 115 casos suspeitos, no boletim divulgado nesta terça-feira (15) baixaram para 80. Já os casos confirmados ativos eram 46, agora são 39, sendo que 07 se encontram internados em estado grave. Do início da Pandemia até o momento tivemos 1.365 casos confirmados, com 1.302 pessoas curadas e 24 óbitos (vinte confirmados e quatro em investigação).

Essa é a primeira vez em vários meses que os números de casos suspeitos baixam para menos de 100 e os confirmados para menos de 40. Devemos reconhecer que a população angicana tem se conscientizado e contribuído para que essa diminuição acontecesse. É preciso ressaltar que todos os cuidados de prevenção devem ser mantidos, a pandemia não acabou. 

Vale lembrar que nos últimos dias um bom número de pessoas da cidade foram vacinadas, sendo que realmente a vacinação tem surtido efeito. Porém, enquanto a vacina não chega para todos os grupos, ficar em casa ainda é a melhor maneira de prevenir a contaminação pelo novo coronavírus, então, se puder, fique em casa e só saia em caso de necessidade. O uso de máscara e a higienização das mãos são medidas imprescindíveis para a proteção de todos. Previna-se!

Que Deus nos abençoe, nos guarde e livre desse mal silencioso que tem afetado e desolado tantas famílias angicanas.

Foto: Leonardo Ribeiro

Postagem Anterior Próxima Postagem