A governadora Fátima Bezerra visitou na manhã desta sexta-feira (23) a loja de uma rede de atacarejo recém-inaugurada em Pau dos Ferros e que gera 165 empregos diretos e aproximadamente 400 indiretos. Esta é a segunda unidade da rede no Rio Grande do Norte. A outra fica em São Miguel. O grupo potiguar tem ainda cinco lojas no Ceará, e planos de se expandir, dependendo da recuperação econômica na pós-pandemia.

A instalação de empreendimentos como este é resultado do novo regime especial de incentivos ao comércio atacadista e a centros de distribuição de mercadorias, implantado pelo governo Fátima. Desde que a nova política entrou em vigor, três redes de atacarejo se instalaram em Pau dos Ferros.

“Além de gerar empregos, de beneficiar os consumidores com preços mais competitivos, os atacarejos criam também oportunidades para a produção local, notadamente da agricultura familiar”, disse a governadora, ao parar na seção de hortifrutigranjeiros e elogiar a qualidade dos produtos.

"Com a política de incentivos do governo, invertemos o fluxo do comércio. Antes, comerciantes e consumidores saiam daqui para comprar fora. Agora é o inverso. As pessoas de outros estados estão vindo comprar aqui, gerando ICMS para o Rio Grande do Norte", ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado.

O comércio é a principal atividade econômica de Pau dos Ferros e a geração de empregos, prioridade do governo da professora Fátima Bezerra. Nos cinco primeiros meses de 2021, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram criados 7.798 novos postos de trabalho com carteira assinada no Rio Grande do Norte. 

Cidade-polo da região, Pau dos Ferros tem 30 mil habitantes. Foi um dos municípios que mais se desenvolveram no Rio Grande do Norte na década passada. O PIB per capita passou de 8,4 mil em 2010 para 17 mil em 2018. Segundo o IBGE, em 2019, o salário médio no município era de 1,7 salário mínimo, o equivalente hoje a R$ 1.870.

Postagem Anterior Próxima Postagem