O Teatro Alberto Maranhão, patrimônio histórico e artístico do Rio Grande do Norte, será finalmente reaberto no próximo dia 17 de dezembro, após seis anos fechado. A confirmação foi feita na noite desta terça-feira (7) pelo presidente da Fundação José Augusto (FJA), Crispiniano Neto, durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais com a governadora Fátima Bezerra (PT).

Será a primeira vez que o teatro vai abrir suas portas desde julho de 2015, quando a Justiça mandou fechar o espaço por falta de segurança na estrutura. Para ser reaberto, o teatro passou por uma ampla reforma, que custou quase R$ 100 milhões.

A obra foi iniciada ainda no governo Robinson Faria, mas depois paralisada. Foi retomada no governo Fátima Bezerra. A intervenção contempla a renovação das estruturas elétrica, hidráulica e de acessibilidade; climatização e paisagismo; reestruturação do palco e camarins; reestruturação do sistema de combate a incêndios e implementação de sistema de esgoto. Além disso, o teatro ganhou uma caixa cênica, o que não estava previsto no projeto original.

A reabertura do teatro, no dia 17 de dezembro, vai contar com um show exclusivo para operários que trabalharam na obra e seus familiares. Autoridades também serão convidadas. Vão se apresentar no espaço o poeta Jussier Quirino, a banda Forró Meirão e o trovador Genildo Costa.

No dia seguinte (dia 18), vários artistas farão um tributo a outros artistas que se apresentaram no Teatro Alberto Maranhão no passado. No dia 19, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte vai apresentar um concerto natalino e haverá ainda apresentação de corais. Nos dias seguintes, estão previstas ainda apresentações de dança e ópera.

Crispiniano Neto ressaltou que a entrega da caixa cênica vai dar outro status ao TAM. “A caixa cênica faltava no projeto original. É como fazer um carro e não botar o motor. O teatro, sem a caixa cênica, não é um teatro, é um auditório. Mas o teatro é deslumbrante. Temos um dos teatros mais belos do Brasil”, enfatizou o presidente da FJA.

A governadora Fátima Bezerra destacou o avanço das obras nos últimos três anos e agradeceu ao empenho de todos os envolvidos nos projetos de requalificação de equipamentos culturais, como Pinacoteca, Teatro Alberto Maranhão e Forte dos Reis Magos. “É a gente devolvendo a quem de direito, que é o povo do Rio Grande do Norte, esses belos equipamentos culturais. Vocês não sabem a alegria que eu tenho de o nosso governo estar tendo essa capacidade”, finalizou.

Postagem Anterior Próxima Postagem