O Projeto Algodão Agroecológico Potiguar, que prevê a retomada da cultura algodoeira no Rio Grande do Norte, será lançado nesta quarta-feira (22) no auditório da Escola de Governo, Centro Administrativo do Estado, bairro de Lagoa Nova, em Natal-RN.

A iniciativa, executada pela Secretaria de Estado Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN), visa fomentar a cadeia produtiva de base agroecológica e promover o acesso ao mercado de forma justa.

O evento será transmitido ao vivo pelo perfil do Governo do RN no Instagram - @governodorn.

Importância da cultura do algodão no Brasil e no mundo

O algodão é uma das culturas mais versáteis e da qual se obtém vários produtos, como óleo, alimento animal e fibra têxtil.

O algodão está entre as culturas mais importantes de fibra no mundo. Em média, 35 milhões de hectares de algodão são plantadas anualmente em todo o planeta.

Essa cultura atualmente tem sido plantada por mais de 60 países nos cinco continentes.

O Brasil nos últimos anos tem se mantido entre os cinco principais produtores de algodão do mundo. Ficando ao lado de países como China, Índia Estados Unidos e Paquistão.

Além disso, o Brasil também se encontra entre os maiores exportadores mundiais de algodão, sendo os principais compradores a Indonésia, Coreia do Sul e Vietnã.

Segundo dados divulgados pela Associação dos Produtores de Algodão (Abrapa), nas últimas safras a região Centro-Oeste, principalmente o estado do Mato Grosso tem se destacado na produção nacional.

No entanto para manter esta alta evolução do setor é necessário aprofundar o conhecimento a respeito da cultura do algodão.
Postagem Anterior Próxima Postagem