O Governo do Estado lançou oficialmente, nesta quarta-feira (5), a Operação Verão 2022 que vai mobilizar 1.300 policias militares, 435 policiais civis em 410 quilômetros de extensão dos litorais sul e norte - de Tibau a Baía Formosa - até 24 de fevereiro. Para realizar a operação a administração estadual está investindo R$ 4,7 milhões em diárias operacionais.

A governadora Fátima Bezerra disse, no ato de lançamento no posto da Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), em Pium, que o Governo faz o dever de casa.

“Após recuperar o equilíbrio fiscal e financeiro, estamos investindo em várias ações; inclusive esta, da Operação Verão. O nosso Governo trabalha para servir a coletividade, trazer tranquilidade aos potiguares e visitantes. Teremos um verão com paz e proteção do sistema de segurança pública em ações integradas do Detran, Idema, DER, secretárias Saúde, Turismo e parcerias com municípios", afirmou. E ressaltou — "Vamos para a temporada de verão com tranquilidade e segurança, respeitando as normas de proteção à covid-19 porque a pandemia não acabou".  

O titular da Secretária de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), coronel Francisco Araújo, informou que o efetivo empregado é de caráter extraordinário e tem garantia do pagamento das diárias operacionais. "Vamos atuar nos 410 quilômetros da orla marítima do Estado e em 24 municípios", pontuou.

O diretor-geral do Detran, Jonielson Pereira de Oliveira, disse que os colaboradores do Departamento estão nas ruas para educar, orientar e fiscalizar. "Neste verão, desacelere! Respeite a vida! No trânsito, a responsabilidade salva vidas. Devemos também respeitar as medidas protetivas à covid, evitar acidentes, cuidar da saúde, fazer a manutenção do veículo e vamos viver bem no verão". 

Cipriano Maia, secretário de Estado da Saúde Pública (Sesap) reforçou que ainda vivemos a pandemia da covid-19 que está sob controle, mas com aumento de casos. "Precisamos proteger a vida, respeitar os protocolos de segurança e a Sesap vai realizar ações de educação e promoção da saúde na Operação Verão". O conjunto de ações dos órgãos do sistema de segurança e da saúde são importantes também para orientar os turistas que visitam o Estado com relação ao cumprimento dos protocolos sanitários. A opinião é da secretaria de Estado do Turismo, Ana Costa que vê como fundamentais as ações integradas, neste momento de retomadas das atividades no setor que começa a se recuperar do impacto da pandemia.


Atuação dos Órgãos

Na área de atuação da Polícia Militar, o Comando de Policiamento da Capital (CPC) estará presente em todas as praias urbanas de Natal e em todos os pontos turísticos com 106 policiais por dia. No interior, o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) estará no litoral norte, de Rio do Fogo até Santa Rita, e no litoral sul, de Pium até Pipa com 296 policiais por dia.

Este ano, a Operação Verão 2022 conta com reforço dos 290 novos soldados formados no efetivo da Polícia Militar. A corporação formou 1.022 novos policiais militares em fevereiro do ano passado. 

A Polícia Civil vai atuar com 435 agentes. A Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN) estará em Delegacias fixas em Pirangi do Norte e em Barra de Maxaranguape, e com Delegacias móveis (VAN) em Pirangi do Norte e Muriú.

A Diretoria de Polícia Civil do Interior (DPCIN) atuará com Delegacias fixas em Pipa, Tibau do Sul e Nísia Floresta e Delegacias móveis (VANS) em São Miguel do Gostoso e Nísia Floresta.

O Corpo de Bombeiros Militar vai disponibilizar 60 profissionais por dia para o trabalho de guarda-vidas nas praias da Redinha Nova e Velha, Praia do Forte, Praia do Meio/Artistas, Areia Preta/Miami, Ponta Negra, Búzios, Camurupim, Pipa (Praia do Amor) e Tibau (Emanuelas).

O Itep vai manter equipes de plantão em Natal e nas regionais de Mossoró e Caicó.



Ações em parceria

- Ordenamento no trânsito no entorno do Cajueiro de Pirangi com apoio da Polícia Rodoviária Federal.

- Controle de veículos 4x4 e buggy na Orla Marítima.

- Fiscalização da poluição sonora com ações conjuntas entre Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (DEPREMA), Polícia Militar, por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAMB) em parceria com as secretarias municipais de meio ambiente.

O lançamento da Operação Verão 2022 contou com a presença do vice-governador Antenor Roberto, secretários de Estado da da Saúde, Cipriano Maia, da Seap, Pedro Florêncio, da Comunicação Social, Daniel Cabral, adjuntos (Sesed) Osmir Monte, diretor-geral do Detran, Jonielson Pereira de Oliveira, Ivanilma Carla (Seap), coronel Alarico Azevedo, comandante PM, diretora-geral Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Monteiro, Procurador Geral do Estado, Luiz Antônio Marinho, diretor-geral do DER, Manoel Marques, diretor-geral do Itep, Marcos Brandão, Tereza Freire, coordenadora programa RN Mais Saudável (Sesap).

Postagem Anterior Próxima Postagem