A decisão dos diretórios nacionais do MDB, PSDB e União Brasil de lançar juntos candidatura única à presidência da República, no dia 1º de junho, deu mais força para se consolidar a formação da chapa majoritária PSDB-MDB para concorrer ao governo do Estado, tendo, na composição, o presidente estadual dos tucanos e presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), deputado Ezequiel Ferreira, como candidato a governador, e o deputado federal Walter Alves, a vice-governador.

Este seria o cenário perfeito para a oposição, pois Ezequiel tem se configurado como excelente nome para se contrapor à reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT). Além disso, é o preferido do prefeito de Natal e colega de partido, Álvaro Dias, e do ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho (PL), pré-candidato ao Senado.

Conforme já adiantou a coluna Últimas da Política, uma articulação já garante a união do PSDB de Ezequiel, o MDB de Walter e Garibaldi, além do União Brasil, que terá o presidente da Câmara Municipal do Natal, Paulinho Freire. O tripé tem acesso à maioria dos interiores do Estado e na Capital.

Ezequiel e Walter têm, juntos, mais de 70 prefeitos. Freire tem trânsito livre no Legislativo da capital e conta com a maioria dos vereadores. Os partidos devem formalizar nominatas fortes para eleição proporcional, visando fortalecer o projeto majoritário que se desenha com Ezequiel- -Walter. São imprescindíveis ter apoios do litoral ao sertão.

Ezequiel já admitiu que articula a entrada de outros deputados na sigla. “Temos a maior bancada hoje. Mas, o PSDB vai ampliar. Estamos em conversas com outros deputados e faremos a maior nominata para a Assembleia. Serão 25 nomes de peso”, frisou, em entrevista recente para o AGORA RN. Walter também já sinalizou que esteve conversando com diversas lideranças políticas, inclusive com o prefeito Álvaro Dias.

Agora RN
Postagem Anterior Próxima Postagem