O prefeito de Angicos (RN, Miguel Pinheiro Neto (MDB), sancionou na última segunda-feira, 28, duas importantes leis em que prestam homenagens póstumas a duas pessoas que muito contribuíram na área da saúde durante muitos anos no município.

De autoria dos vereador Tiago Braga (MDB), subscrita pela vereadora Edileuza Palhares (PSDB), sendo aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Angicos, as duas leis denominam com o nome dos homenageados as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Alto da Esperança e Centro da cidade.

A Lei Municipal Nº 1.239/2022 denomina de Centro de Saúde Municipal MANOEL MARTINS FERNANDES, a Unidade Básica de Saúde de Angicos, localizada no Bairro Alto da Esperança, nesta Cidade.

Já através da Lei Municipal Nº 1.240/2022, fica denominado de Centro de Saúde Municipal RITA RODRIGUES PALHARES, a Unidade Básica de Saúde de Angicos, localizada atualmente na Avenida Senador Georgino Avelino, do bairro Centro.

O Art. 2º das duas leis acima diz que em qualquer época em que seja construídas outras Unidades Básicas de Saúde (UBS) em substituição a dos dois bairros, ambas continuarão sempre com a mesma denominação.


HOMENAGEADOS


O primeiro homenageado através da Lei 1.239, trata-se de Manoel Martins Fernandes, popularmente e carinhosamente conhecido em todo o município e fora dele por “Seu Manoel da Ambulância”, homem simples, trabalhador, dedicado e zeloso a sua função de motorista da ambulância da Secretaria Municipal de Saúde do município. O senhor Manoel Martins por muitos anos também atuou como motorista de caçamba, caminhonete, também foi tratorista, vigia, agricultor, era um homem de diversas profissões. Seu Manoel, pai deste jornalista e redator desse portal, faleceu em 14 de setembro de 2016, após não resistir a um câncer.


A segunda homenageada através da Lei 1.240, trata-se de Rita Rodrigues Palhares, esposa do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Angicos, Ozéas Palhares. Dona Rita por muitos anos atuou como enfermeira no antigo SESP e hoje Centro de Saúde de Angicos. Ela também atuou por muitos anos na formação litúrgica de muitas crianças, jovens e adultos na Paróquia de São José dos Angicos ao lado das freiras Doroteia e do saudoso Monsenhor Pinto. Rita Rodrigues Palhares foi uma historiadora, escritora, compositora e autora do hino municipal de Angicos. Dona Rita, faleceu em 22 de abril de 2016.


Confira as cópias das duas leis que foram publicadas no Diário Oficial dos Municípios na página eletrônica da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte - FEMURN:


Postagem Anterior Próxima Postagem