Com o objetivo de promover a interiorização do Turismo no Rio Grande do Norte, o Governo do Estado, por meio da secretaria de Estado do Turismo, contratou consultoria especializada em gestão para capacitar gestores públicos e privados dos 11 polos turísticos potiguares. A iniciativa, que recebe investimento de R$ 400 mil e beneficia 82 cidades do RN, foi oficializada nesta segunda-feira (30) pela governadora Fátima Bezerra, no auditório da Governadoria, Centro Administrativo do Estado. 

"É uma iniciativa voltada para melhorar a governança, pois uma gestão com visão de planejamento, empoderando os municípios unindo a iniciativa privada e a comunidade para estruturar e fortalecer os destinos turísticos do nosso estado. São 11 regiões, cada uma com belezas e potencialidades para encantar os mais variados perfis de turistas. Vamos juntos cada vez mais trabalhar para avançar no turismo, gerando mais emprego e renda para o nosso povo", declarou a governadora que esteve acompanhada da secretária estadual de Turismo, Ana Maria Costa.   

Os gestores municipais serão capacitados quanto à formalização, manutenção e atuação das instâncias de governança de acordo com as diretrizes do Ministério do Turismo. Com o treinamento, que será executado pela empresa Start Consultoria Técnica, os polos potiguares de turismo poderão ter maior autonomia administrativa no setor. 

"Estamos vivenciando um momento ímpar no turismo do Rio Grande do Norte, com ações concretas que buscam promover a interiorização da atividade. É preciso que os municípios aproveitem essa oportunidade, unam esforços para desenvolver o turismo em todas as regiões", ressaltou o representante do polo Vale Mar, Francisco Flávio Felipe de Souza, secretário municipal de Turismo de Porto do Mangue.

Serão realizados workshops de apoio técnico para a seleção do modelo de Gestão das Instâncias de Governança e formulação do Plano de Trabalho nos Polos Turísticos do RN. Também serão realizadas oficinas para membros das IGRs, na construção de um instrumento de formalização, manutenção e atuação das Instâncias de Governança.

Divisão dos 82 municípios entre os polos turísticos do Rio Grande do Norte:  

• Polo Agreste/Trairí (08): Brejinho, Campo Redondo, Pedro Velho, Santa Cruz, Santo Antônio, Serra Caiada, Sítio Novo e Tangará.

• Polo Costa Branca (06): Areia Branca, Baraúna, Grossos, Mossoró, Serra do Mel e Tibau.

• Polo Costa das Dunas (16): Arês, Baía Formosa, Canguaretama, Ceará Mirim, Extremoz, Maxaranguape, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Pureza, Rio do Fogo, São Gonçalo do Amarante, São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul, Touros, Vila Flor.

• Polo Serrano (14): Alexandria, Apodi, Caraúbas, Felipe Guerra, José da Penha, Janduis, Lucrécia, Major Sales, Olho d’agua do Borges, Patú, Pau dos Ferros, São Fco. do Oeste, São Miguel e Umarizal

• Polo Seridó (11): Acarí, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Florânia, Jucurutu, Lagoa Nova, Parelhas, São João do Sabugi, Ten. Laurentino Cruz e Timbaúba dos Batistas.

• Polo Do Sertão para o Mar (06): Alto do Rodrigues, Carnaubais, Galinhos, Guamaré, Macau, Pendências.

• Polo Potengi (04): Riachuelo, Santa Maria, São Paulo do Potengi e São Tomé.

• Polo Cabugi Central (04): Angicos, Fernando Pedroza, Lajes, Pedro Avelino.

• Polo Serras do Agreste Potiguar (04): Serra de São Bento, Monte das Gameleiras, Passa e Fica, São José do Campestre.

• Polo Rota do Frio (05): Martins, Portalegre, Riacho da Cruz, Serrinha dos Pintos e Viçosa.

• Polo Vale Mar (03): Assu, Ipanguaçu e Porto do Mangu.

Postagem Anterior Próxima Postagem