A tarde desta sexta-feira (15) foi de homenagens e emoção na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Por proposição do deputado estadual Jacó Jácome (PSD), o Legislativo concedeu Título Honorífico de Cidadão Norte-rio-grandense ao diretor executivo industrial da Guararapes, Jairo Amorim. Pernambucano de nascimento, o homenageado recebeu a honraria devido aos relevantes serviços prestados à economia do Rio Grande do Norte. Em seu discurso, Amorim emocionou os presentes.

Contando com a presença de diversas autoridades, familiares e amigos do homenageado, o deputado Jacó Jácome enalteceu a importância do trabalho realizado por Jairo Amorim no Rio Grande do Norte, destacando a participação no Pró-Sertão, programa que gerou aproximadamente 4 mil empregos na área têxtil no interior potiguar, especialmente na região Seridó. Para Jácome, o pernambucano de Recife, que está em Natal desde 2010, teve destaque em áreas importantes da economia potiguar, além de trabalho social no Instituto Riachuelo, que forma mão-de-obra no interior do Rio Grande do Norte.

"Homenageamos esse de espírito e ações generosas, que concentra seus dons pessoais e profissionais também no Instituto Riachuelo, estimulando as novas gerações e gerando emprego e renda no campo social. É um título mais do que justo. A partir de agora, você como um bom gestor, tem uma responsabilidade ainda maior com o estado que também é sua casa", disse Jacó Jácome.

Também presentes à solenidade, os deputados Hermano Morais (PV) e Eudiane Macedo (PV) enalteceram a atuação de Jairo Amorim na atividade produtiva do Rio Grande do Norte. Enquanto Hermano também falou sobre a geração de empregos, Eudiane Macedo deu um depoimento pessoal sobre como a Guararapes fez a diferença na vida de sua família.

"Fiz curso de corte e costura na empresa, minha mãe trabalhou quando a fábrica ainda era na Bernardo Vieira e o meu irmão também trabalhou lá. Fomos três pessoas que tiveram emprego e a empresa nos ajudou muito na renda de nossa família", disse Eudiane. "Não é de forma gratuita que recebe essa homenagem. Jairo Amorim fez por merecer. Parabéns, e continue acreditando e trabalhando pelo Rio Grande do Norte", disse Hermano.

Em seu discurso, Jairo Amorim falou sobre toda sua trajetória de vida, desde a infância humilde em Recife, até o convite para trabalhar na Guararapes. Sétimo dos oito filhos de Seu José e Dona Maria, o homenageado tinha o sonho de trabalhar na área industrial, a exemplo de seu pai, que era auxiliar de escritório, e de sua mãe, que era costureira. Por coincidência, ambos trabalharam na Riachuelo.

Para Jairo Amorim, a maior virtude ensinada por seus pais foi a honestidade e, em seu momento de entrevista para dirigir a fábrica no Rio Grande do Norte, foi essa característica que chamou a atenção do empresário Nevaldo Rocha, que o promoveu à função e o trouxe de Fortaleza para o Rio Grande do Norte.

"Jamais esquecerei desse momento e dessa fotografia que agora minhas retinas gravam. É extremamente gratificante poder viver esse momento de minha vida. Desde que cheguei (ao Rio Grande do Norte), eu senti uma conexão muito forte. É o quinto estado onde moro e espero que seja definitivo. Firmamos residência, nos estabelecemos aqui e agradeço muito ao apoio de toda minha família", disse Jairo Amorim. "Estou no meu melhor momento de vida, aos 55 anos. Obrigado por tornar um sonho meu realidade. Não pedi, mas veio. Vocês não sabem a honra que eu estou sentindo hoje. Não é vaidade. É orgulho mesmo, que sei que meu pai e seu Nevaldo devem estar orgulhosos de seu filho e seu funcionário que ele tanto ensinou, com dedicação e amor", finalizou.

Postagem Anterior Próxima Postagem