Na aula magna inaugural discurso, o juiz Jarbas Bezerra proferiu a palestra “Polícia Militar e Cidadania”, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa. Os alunos da turma 035, formada por oficiais da PM, delegados de polícia, inspetores da PRF e profissionais do ITEP, acompanharam a aula e também os pronunciamentos de representantes do Poder Público, que comemoraram o início de mais uma turma de pós-graduação lato sensu, com carga horária de 360/h.
“Já ajudamos no aperfeiçoamento de 257 agentes de segurança e temos que enaltecer o apoio incondicional dado pelo presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), e todos os servidores da Casa”, disse o diretor da Escola da Assembleia, professor João Maria de Lima. “Desejo que conquistem esse curso, no sentido de vencê-lo pela força. Saiam vitoriosos. Suas atitudes nesse curso serão fundamentais”, explicou o diretor.
O deputado Coronel Azevedo (PL), que também participou da aula inaugural, fez elogios ao trabalho dos profissionais de Segurança no Rio Grande do Norte, citando a queda no número de homicídios. Assim como o diretor da Escola, Azevedo disse que o presidente Ezequiel Ferreira tem feito a diferença na gestão. "O professor João Maria falou sobre chegar mais longe unidos, e é por isso que os deputados elegeram Ezequiel para mais quatro anos, mantendo a Casa unida e olhando para o futuro", disse Azevedo.
Durante a solenidade, o diretor geral da Assembleia Legislativa, Augusto Carlos Viveiros, o comandante da Polícia Militar, Coronel Alarico Azevedo, além do secretário adjunto de Segurança do Estado, Osni de Oliveira Monte, também enalteceram a importância do curso de pós-graduação para os profissionais do Rio Grande do Norte, assim como também fizeram elogios à gestão do presidente Ezequiel Ferreira. Viveiros, inclusive, anunciou que a Assembleia está em tratativas para viabilizar uma nova sede para a Escola da Assembleia Legislativa.
Escola
A Escola da Assembleia foi fundada em 2009 e faz parte da política institucional de valorização do servidor do legislativo potiguar, aberta também aos agentes públicos em geral e à comunidade, de forma gratuita e com excelência na qualidade dos serviços. É credenciada no Sistema Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu, outorgado pelo decreto do Governo do Estado, de nº 26.590/2017, publicado no diário oficial do estado nº 13.843, de 12/01/2017.
Cursos de capacitação profissional e pessoal, oficinas, pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu são ofertados pela Escola da Assembleia, sendo a primeira Escola do Brasil a oferecer curso de mestrado em Gestão Pública em parceria com Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os servidores dos gabinetes, parlamentares e áreas administrativas da ALRN recebem treinamento, atualização, além de desenvolverem atividades para produção acadêmica.