A Prefeita Sandra Jaqueline recebeu na manhã desta quarta-feira (03) na Prefeitura de Fernando Pedroza (RN) uma equipe de técnicos do IGARN (Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte), através dos técnicos do órgão estadual, Nelson Césio, Vera e Eduardo. 

A visita teve como objetivo inspecionar a atual situação em que se encontra a parede do açude Orós da Melancia e mais três reservatórios localizados no município. O açude Orós da Melancia foi construído na década de 90, na gestão do então prefeito Jaime Batista dos Santos. 

Estiveram acompanhado a vistoria juntamente com a prefeita Sandra Jaqueline, os vereadores Magnos Paulo; Edson Faustino e Kleverlan Félix; o engenheiro da Prefeitura, Tialison Dantas; e o presidente da Associação dos Pescadores, Neto de Bolinha. 

A prefeita Sandra Jaqueline ainda no ano de 2017 enviou ofício ao então Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ivan Júnior, solicitando um estudo técnico para avaliar se há ou não risco de ruptura da parede do Açude Público Orós das Melancias.


A vistoria teve por objetivo de verificar a real situação do reservatório. “Em 2017, solicitamos o envio de profissionais competentes, e na época pedimos a maior brevidade possível, com a finalidade de realizar essa vistoria, para que possamos esclarecer a população pedrozense e para que o Governo do Estado que é responsável por este manancial adote as medidas necessárias”, ressaltou Sandra. 

Já o vereador Magnos Paulo, enfatizou que tendo em vista cobranças da população pedrozense e da necessidade de uma manutenção no Açude Orós da Melancia, procurou informações sobre andamento e como se encontra a situação do projeto de restauração do açude. 

Magnos Paulo esteve na sede do IGARN, onde buscou sensibilizar o gerente deste órgão para que fosse feita essa inspeção (dando força ao ofício enviado pela prefeita Sandra, em 2017).

Ainda de acordo com o vereador Magnos, o estudo dessa vistoria será imediatamente encaminhado à SEMARH (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) onde se encontra o projeto, para que após serem anexadas ao mesmo, se possa dar continuidade ao andamento das soluções precisas.

O IGARN também fará inspeções em outros três reservatórios localizados no município, Cacimba de Cima, Moribundo e Salgadinho.

Postagem Anterior Próxima Postagem