NOTA DE ESCLARECIMENTO 

Como é do conhecimento de toda população de Fernando Pedroza, estamos vivendo nesse momento uma fase crítica, de muita atenção e trabalho para reduzir a proliferação do mosquito, e consequentemente o número de casos suspeitos de Dengue, Chikungunya e Zyka vírus.

O nosso intuito ao mostrar essa situação e principalmente pedir o apoio de cada cidadão, dona de casa, jovens, para que todos possam dá sua justa colaboração, ninguém pode ficar de fora dessa luta.

A Secretaria de Saúde, juntamente com a Secretaria de Obras e Limpeza Pública tem feito tudo que está aos seus alcances para reduzir o numero de infestação do mosquito e consequentemente o numero de pessoas infectadas por ele.

Porém sem a ajuda da população não vamos conseguir, ou nós: Secretaria de Saúde, Secretaria de Obras e a população nos damos as mãos e juntos vamos mudar esse quadro ou vamos ser derrotados  diariamente por esse mosquito.

O trabalho dos Guardas de Endemias tem mostrado que mais de 80% dos focos estão dentro das casas,  em potes, tambores, caixas d’água, depósitos esquecidos nos muros e principalmente fossas quebradas. Isso mostra a importância da colaboração das famílias.   

O Nosso apelo é que família faça uma vistoria minuciosa em suas casas, depósitos de agua, fossas e muros, eliminando toda forma de procriação do mosquito.

De nossa parte estamos diariamente cuidando dessa situação com as seguintes ações:

Os guardas de endemias têm tratado os depósitos de água para consumo humano, tem feito borrifação de veneno nos locais onde são encontrados os focos tem colocado piabas nos depósitos.
Nas ultimas semanas fizemos borrifação com máquinas semiautomáticas, em todos os bairros.
Num trabalho de parceira com a Secretaria de Obras e Limpeza Pública, foram colocadas a disposição da população inúmeras lixeiras em todas as ruas, essa mesma parceria realizou limpezas de muros abandonados, riachos com lixos entulhados, sem contar com o dia a dia dos funcionários da limpeza, retirando lixos em locais onde muitas vezes existe uma lixeira ao lado.
Por várias vezes nessa administração, inclusive agora esse mês a Secretaria de Obras e Limpeza Pública está com funcionários nos bairros, realizando consertos de fossas indistintamente.
Temos desenvolvido ações educativas constantemente, inclusive mutirões com Agentes de Saúde, Agentes de Endemias, Vigilância Sanitária, ESF/NASF e outros e realizado programa de rádio constantemente.

O cidadão que presenciar um morador colocando lixo nas ruas ou souber de casas que existam fossas quebradas, focos em qualquer deposito de água ou lixos em muros que esteja se transformando em focos, ou ainda terrenos que não forram construídos e estão com matos e /ou lixos, por favor, compareçam a secretaria de saúde setor da Vigilância Sanitária com nome e endereço do problema, (pode fazer denuncia anônima).  

Quando nos unimos somos mais fortes.

ROSANE RAYANNE JOTA RIBEIRO
Secretária Municipal de Saúde
Postagem Anterior Próxima Postagem