Com a Missa da Ceia do Senhor, celebrada nesta quinta-feira santa, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e comemora a Última Ceia, na qual Jesus Cristo, na noite em que vai ser entregue, ofereceu a Deus-Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou para os Apóstolos para que os tomassem, mandando-lhes também oferecer aos seus sucessores.

Nesta missa faz-se, portanto, a memória da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Durante a missa ocorre a cerimônia do Lava-Pés que lembra o gesto de Jesus na Última Ceia, quando lavou os pés dos seus apóstolos, porém, de acordo com as orientações da Província Eclesiástica de Natal concede-se, a título excepcional, a todos os sacerdotes a faculdade de celebrar neste dia, em qualquer lugar adequado, a Missa sem o povo.

Portanto, o lava-pés será omitido. No término da Missa, omite-se também a procissão e o Santíssimo Sacramento seja conservado no sacrário. As orientações são com base no decreto publicado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, da Santa Sé.

No Santuário de São José dos Angicos a missa será celebrada às 18 horas, presidida pelo pároco Jailton Soares, e transmitida pelas redes sociais da Pascom Angicos; Web TV Angicos e pelas ondas sonoras da Rádio FM Cabugi Central de Angicos.

Pascom Angicos
Postagem Anterior Próxima Postagem