O Tribunal Superior Eleitoral - TSE divulgou dados estatísticos sobre o eleitorado brasileiro. As informações são extraídas do Cadastro Nacional de Eleitores, também conhecido como Cadastro Eleitoral.

Em anos eleitorais, esses dados são auditados tão logo encerra o prazo para que os eleitores se registrem ou atualizem suas informações junto à Justiça Eleitoral. Depois de auditadas, as informações servem de base para a divulgação do perfil do eleitorado brasileiro nas eleições daquele mesmo ano.

As informações – em especial, sobre faixa etária – levam em conta a situação do eleitor apto a votar no dia da votação no 1º turno.

As estatísticas disponíveis refletem os dados do eleitor no mês em que se deu a última atualização informada.


Em 2016, Angicos tinha um maior número de eleitores, diminuiu em 2018 e aumentou novamente em 2020. De acordo com os dados do TSE mostram que pouco mais de 9.400 (nove mil e quatrocentos) eleitores estão aptos a votar em Angicos nas Eleições Municipais que ocorrem em 15 de novembro de 2020, quando serão feitas as escolhas para os cargos de Prefeito (a), Vice-prefeito (a) e Vereador (a).

Os dados do TSE mostram que ANGICOS tem atualmente 9.462 (nove mil, quatrocentos e sessenta e dois) eleitores aptos a votar nas eleições deste ano, uma diminuição de 302 eleitores comparado ao ano de 2016 que eram 9.764 (nove mil, setecentos e sessenta e quatro) eleitores.

Já em se comparando as eleições de 2018, houve aumento. Nas últimas eleições gerais (2018) eram 9.032 (nove mil e trinta e dois) eleitores aptos a votar em Angicos, um aumento de 430 novos eleitores em comparação ao número de eleitores a dar seu voto neste ano.


A maioria do eleitorado é composto por mulheres na faixa etária entre 45 a 59 anos de idade. As mulheres angicanas representam 4.922 eleitoras; já eleitores homens angicanos são 4.540. Um total geral de 9.462 eleitores.

Um número preocupante é o de grau de instrução, onde 679 eleitores de Angicos são analfabetos, isso equivale a 7,176% dos eleitores da cidade, já 2.258 pessoas que representam 23,864% do eleitorado angicano possui o ensino fundamental incompleto.
Postagem Anterior Próxima Postagem