Após taxa de ocupação passar dos 80%, Governo do RN anuncia abertura de mais leitos críticos para Covid-19 em Natal


Após a taxa de ocupação de leitos críticos para Covid-19 ultrapassar a taxa 80% desde o último domingo (7), na região metropolitana de Natal, a Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) anunciou a abertura de mais leitos no Hospital Giselda Trigueiro, na capital potiguar. De acordo com a pasta, a expectativa é abrir mais 15 leitos críticos na unidade de saúde - que é um dos hospitais de referência para tratamento contra a doença no estado.

A data para que as novas unidades passem a funcionar, no entanto, não foi divulgada. "Durante esta semana, a Sesap acompanha a alta na ocupação dos leitos com pacientes acometidos pela Covid-19, em especial na Região Metropolitana de Natal, e está dando início a um plano de resposta para a situação. A ocupação dos leitos está em 73,8% no Rio Grande do Norte e 82,2% na Região Metropolitana", disse a pasta.

De acordo com o governo, além da abertura de leitos, a Secretaria de Saúde também está aprofundando os estudos sobre a situação da pandemia, já que o aumento na ocupação de leitos não estaria sido acompanhado por um crescimento no número de casos no estado.

"A Secretaria reforça também que está em alinhamento com as equipes das unidades hospitalares com o objetivo de otimizar a qualidade da assistência a esses pacientes críticos, buscando melhor giro de leitos para a ocupação também dos leitos clínicos disponíveis", afirmou em nota.

A região metropolitana não registrava ocupação acima da marca de 80% desde julho do ano passado - no momento mais crítico da pandemia. A ocupação mais alta desde então havia sido em dezembro, no dia 12, com 75,23% de ocupação. Na ocasião, havia 109 leitos operacionais e 82 ocupados. Neste domingo (7), a ocupação ficou em 81%, com 103 leitos ocupados, de um total de 127 abertos na região metropolitana.

A ocupação permaneceu acima dos 80% na segunda-feira e nesta terça (9).

G1RN