O portal da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte foi reformulado e ganhou novo visual que é lançado nesta quinta-feira (6), atendendo ao cronograma do Planejamento Estratégico estabelecido pela Mesa Diretora da Casa para 2021. O novo layout contempla nesta nova versão uma necessidade atual, integrando redes sociais, acessibilidade e transparência onde o cenário aponta a busca cada vez mais transparência e informações nas fontes dos órgãos oficiais. Por isso o novo portal da Assembleia foi feito utilizando técnicas atuais de UX (User Experience ou Experiência do Usuário, em português), para melhorar a navegação e uso do internauta. O site está mais dinâmico e de fácil navegação.

A tecnologia usada por trás do novo visual busca não só entregar o melhor conteúdo, como também garantir que ele seja consumido da forma mais agradável possível. O conteúdo, que pode ser acessado através do endereço http://www.al.rn.gov.br/portal/ é entregue ao usuário em um design organizado, intuitivo e responsivo, ou seja, não importa qual a resolução da tela do dispositivo que o visitante está utilizando, o layout irá se adaptar. De acordo com o diretor de Gestão Tecnológica, Mário Sergio Gurgel, o novo modelo prioriza o acesso às informações de forma mais objetiva, clara, com uso de cores brancas e tons de azul, com exposição dos 24 deputados estaduais e informações sobre projetos e questões administrativas da Casa.

Com informações atualizadas constantemente, o portal da Assembleia do RN publica diariamente notícias sobre o trabalho do legislativo potiguar, as ações dos parlamentares, além das campanhas institucionais e serviços oferecidos com agilidade e transparência, elementos essenciais quando se trata da Administração Pública. A novidade reforça a busca incessante da Assembleia do RN de cada vez mais aproximar o cidadão do Legislativo. “A adição de ferramentas de acessibilidade como o contraste e a transcrição em libras incrementam o novo formato”, destaca o diretor-geral da Assembleia Legislativa, Augusto Carlos Viveiros.

Para o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira, o lançamento do novo layout do site institucional cumpre o cronograma do planejamento estratégico estabelecido para 2021. “A Assembleia do RN assegura mais um passo para a aproximação da Casa com as pessoas, em qualquer lugar do Estado, do País ou do mundo fortalecendo a transparência através da divulgação das informações do legislativo potiguar e que são de interesse de todos. Abrir a Assembleia à sociedade potiguar tem sido a marca da nossa gestão e o novo modelo do portal prioriza o acesso às informações de forma mais objetiva", destaca o presidente.

Ao acessar o portal pelo computador, smartphone ou tablet, o internauta pode acompanhar as transmissões ao vivo das sessões plenárias, sessões solenes e audiências públicas. As notícias do dia estão listadas em ordem cronológica com as imagens ilustrativas, como no modelo anterior. A mudança deu-se em face de questões de funcionalidade que poderão ser experimentadas pelos usuários da rede mundial de computadores a partir de hoje. “A busca pelos perfis dos deputados estaduais também foi otimizada, com os nomes, as fotos e a disposição deles apresentados alfabeticamente. Neste espaço, o cidadão pode acompanhar vídeos de pronunciamentos feitos pelos deputados durante as sessões plenárias, bem como ter acesso às imagens do que ocorre dentro da Casa, às leis elaboradas pelos parlamentares, além de ter acesso às notícias das atividades produzidas diariamente na Casa”, comenta a jornalista e Diretora de Comunicação da Assembleia, Marília Rocha. Ela comenta que a cada biênio são planejados novos formatos de site, seguindo avanços de gestão e estratégia de marketing para meios eletrônicos.

As mudanças provocaram ainda ganhos para quem gosta de acompanhar as sessões de casa. Em tempos de pandemia da Covid-19, tornou-se mais simples acompanhar a Ordem do Dia – a pauta de projetos que serão votados pelos deputados na sessão plenária; a pauta da Comissão de Redação, Constituição e Justiça (CCJ) e a agenda semanal das atividades e audiências públicas.

“Outra inovação é a Pesquisa Legislativa, implantada na tela principal do site que irá destacar ainda mais a transparência no processo legislativo da Casa”, explica a Diretora Legislativa da Assembleia, a advogada Tatiana Mendes Cunha. Para isso, o internauta precisa digitar o número do projeto de lei ou o nome do deputado que o propôs para conhecer os encaminhamentos da proposta. A regra também vale para a transparência com as receitas, despesas e licitações, disponíveis no Portal da Transparência da Assembleia, implantado em 2016 e modernizado sistematicamente.

Os links para as redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Youtube) e para a Tv Assembleia e Rádio Assembleia também estão na tela principal. “O internauta fica a um click de ouvir ou assistir notícias atualizadas diariamente pelo jornalismo da Casa”, conta o diretor da Tv e Rádio Assembleia, Bruno Giovanni. Além dos projetos especiais implantados pelo Legislativo, como a Escola da Assembleia; o Procon Legislativo; a Revista Anual da Assembleia e ainda as campanhas institucionais da Casa.

O trabalho de atualização do site envolveu jornalistas, webdesigners, analistas de sistemas e técnicos de informática da Assembleia Legislativa do RN. Juntos, os servidores traçaram um plano de trabalho em fases que resultaram no lançamento em maio do novo portal de notícias da Assembleia com elaboração de nova identidade visual e migração da estrutura tecnológica e de conteúdo já existentes, implantando novos sistemas e páginas, com acesso rápido e prático ao conteúdo.
Postagem Anterior Próxima Postagem