Após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinar, na semana passada, o decreto que autoriza a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os beneficiários estão na expectativa para receber os benefícios.

A equipe econômica estima que a antecipação vai permitir que circule na economia mais de R$ 50 bilhões de reais. A medida não tem impacto no orçamento, porque é uma despesa já prevista pelo Ministério da Economia. A antecipação do abono anual vinha sendo prometida pelo ministro Paulo Guedes, desde janeiro.

O governo destacou que a grande maioria dos beneficiários são pessoas idosas, doentes ou inválidas e que, desse modo, fazem parte dos grupos mais vulneráveis ao novo coronavírus. Com a medida, estima-se que essa parcela da população tenha "maior segurança financeira" para enfrentar esse momento da pandemia. 

Quando serão os pagamentos?

O valor do 13º salário do INSS é pago em duas parcelas, sendo a primeira parcela de 50%, sem qualquer tipo de desconto, em relação a segunda parcela, os outros 50% são pagos somados às reduções tributárias do IRPF quando as mesmas ocorrem.

Segundo o calendário do INSS para os aposentados e pensionistas, o dinheiro da 1º parcela do 13º salário será depositado a partir do dia 25 de maio, até 8 de junho, por causa da divisão do calendário de pagamento dos benefícios do INSS. 

O restante do valor será pago entre 24 de junho e 07 de julho. São datas diferentes para quem recebe até um salário mínimo de aposentadoria ou pensão, que começa a receber nos últimos dias do mês, e quem recebe acima de 1 salário mínimo, que recebe nos primeiros dias do mês seguinte.

Normalmente, o 13º salário dos pensionistas é pago nos meses de agosto e novembro. 

UOL

Postagem Anterior Próxima Postagem