A população do Rio Grande do Norte que tomou a D1 das vacinas da Pfizer ou Astrazeneca contra a covid-19 até o dia 8 de julho poderão antecipar a D2 a partir desta semana. A antecipação diminui de 12 para 8 semanas o intervalo entre as aplicações dos imunizantes.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), existem vacinas AstraZeneca/Fiocruz e Pfizer reservadas apenas para a segunda dose em estoque suficiente para que a antecipação esteja garantida.

A definição para a antecipação do esquema de imunização foi definida a partir de um acerto feito entre a Sesap e os municípios potiguares na 93ª Reunião Extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada no fim de agosto. A medida segue uma recomendação expedida pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a pactuação, a aplicação da D2 antecipada deverá ser iniciada pelos trabalhadores da educação. A ação é amparada por pesquisas e condutas de vacinação adotadas por outros países.

O novo esquema considera que é necessário garantir, de forma mais rápida possível, que a população complete seu esquema vacinal com duas doses para que a imunidade coletiva possa ocorrer. A medida leva em conta ainda a aparição da variante Delta com transmissão comunitária no RN.
Postagem Anterior Próxima Postagem