O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), vai consultar prefeitos, vereadores e até outras lideranças políticas sem mandatos em Natal e no interior, antes de anunciar qualquer decisão sua a respeito de uma possível  candidatura a governador do Rio Grande do Norte com o apoio de partidos de oposição à governadora Fátima Bezerra (PT).

Uma candidatura de Ezequiel Ferreira a governador nas eleições de outubro deste ano voltou a ser discutida por um grupo de deputados, em um almoço ocorrido domingo (06), no apartamento do deputado estadual José Dias (PSDB).

Além do próprio Ezequiel Ferreira, estava no encontro o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que uma semana antes, na segunda-feira (31/01), se reuniu com o deputado federal  Benes Leocádio (Republicanos), que retirou sua pré-candidatura depois de ouvir dele que o presidente da Assembleia despontava como o nome capaz de unir a oposição em torno de uma chapa majoritária capaz de derrotar a candidatura de reeleição da governadora Fátima Bezerra.

Desde que começou a pandemia em março de 2020, o deputado José Dias não tem saído de casa, participa das sessões da Assembleia de forma remota, mas sempre tem recebido deputados em sua residência para conversas políticas, como foram os casos, ontem, dos companheiros de partido, deputados Tomba Farias e Gustavo Carvalho e ainda do  deputado Galeno Torquato (PSD).


Mesmo vacinado três vezes, há 18 dias o deputado José Dias foi acometido de Covid-19, já está recuperado e voltou a reunir os deputados, coisa que foi interrompida também em virtude do veraneio.

José Dias afirmou que “não é segredo” essas reuniões em seu apartamento, e que é natural as discussões políticas, mas ponderou  que decisões como essa do deputado Ezequiel Ferreira sobre pré-candidatura ao governo “não pode ser feita por um grupo pequeno de deputados”.

Dias afirmou que “uma definição tem de ser de um grupo grande, que será anunciada no momento oportuno”.

O deputado tucano declarou “não ter a menor dúvida, de que a oposição sairá unida e o entendimento será unânime”.

Para Dias, uma decisão sobre candidatura a governador pela oposição deverá sair até o fim de fevereiro ou começo de março, depois que tiver uma definição sobre a pré-candidatura ao Senado da República, que ele estima sair esta semana, entre os ministros Rogério Marinho e Fábio Faria (Comunicações).

“Essa é uma etapa fundamental”, destacou Dias, acrescentando que depois disso, uma possível pré-candidatura de Ezequiel Ferreira “passará por uma conversa com outros partidos e aliados”.

José Dias declara-se otimista em relação ao agrupamento da oposição, primeiro, diz que Ezequiel Ferreira saindo candidato a governador, terá o apoio de pelo menos 18 deputados estaduais e de no mínimo 130 dos 167 prefeitos do Rio Grande do Norte.

Tribuna do Norte
Postagem Anterior Próxima Postagem