A Prefeitura de Fernando Pedroza - Secretária de Saúde através do Conselho Municipal de Saúde de Fernando Pedroza (RN) realizou nesta quarta-feira, 16, no Centro de Convivência dos Idosos a 1ª Reunião Ampliada de Saúde Mental, tendo como tema: “A política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia de serviços da atenção psicossocial no SUS”.

A ação foi coordenada pela presidenta do Conselho Municipal de Saúde, a enfermeira Patrícia Salviano, que abriu os trabalhos convidando para a mesa a secretária municipal de Saúde, Rosane Ribeiro, e os palestrantes a psicóloga do Nasf, Lila Brenda; o assessor em Saúde, Alessandro Batista; e a psicóloga do CRAS, Bruna Laryssa.


Em sua fala de abertura, a enfermeira Patrícia Salviano destacou em sua fala de abertura da reunião sobre importância do evento: “É preciso tratar sobre este assunto tão importante que é a saúde mental em tempos difíceis como esse de Pandemia que ainda vivenciamos e que nestes últimos anos já vitimou tanta gente, inclusive pedrozenses. Por isso é importante alertar sobre os cuidados com a nossa saúde emocional. A atual gestão da Secretaria Municipal de Saúde com total respaldo da Administração Municipal sempre foi pautada no compromisso e respeito com a saúde de todos”, enfatizou.


Já a secretária Rosane Ribeiro também aproveitou para falar sobre a importância da reunião que antecede a Conferência Estadual - “Essa reunião é uma preparação para a I Conferência Regional de Saúde Mental do nosso estado, onde serão discutidas as políticas de saúde mental e eleito (a) o delegado (a) que representará o nosso município na fase regional. Lembramos que este evento é voltado para os usuários, trabalhadores e gestores, prestadores, como também, representação social e do Governo Municipal, Legislativo e entidades dos municípios interessados na temática da Saúde Mental”, pontuou Rosane.



Em seguida foram debatidos os quatros eixos temáticos: Cuidado em liberdade como garantia de direitos e cidadania (Psicóloga do Nasf, Lila Brenda); Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental (Alessandro Batista - Assessor em Saúde); Política pública de saúde mental e os princípios do SUS (Psicóloga do Nasf, Lila Brenda); Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia (Bruna Laryssa - Psicóloga do CRAS).

Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Fernando Pedroza/RN

Postagem Anterior Próxima Postagem